quarta-feira, 22 de maio de 2013

Projeto: A Magia da Leitura Infantil





PROJETO: “A MAGIA DA LEITURA INFANTIL”
1º ano
Professora: Lucia Paolyck

 JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Assim sendo, é importante que a criança vivencie práticas de leitura, desde o início da alfabetização, tendo em vista que usufruindo desta proposta os educandos desenvolverão a oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, considera-se importante a realização do presente projeto: “A magia da leitura infantil”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis, seguidas de atividades relacionadas à alfabetização e letramento.
Com início no mês de março e sendo desenvolvido durante todo o ano de 2013 com os 15 alunos do 1º ano do Núcleo Educacional Frei Deodato, o Presente projeto tem como objetivo geral estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente serão estimulados a prática prazerosa da leitura.

OBJETIVO GERAL
v Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias.

Objetivos específicos:
v Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
v Desenvolver as linguagens oral e escrita;
v Relacionar grafemas (letras) e fonemas (sons) através da escrita dos nomes de personagens relacionadas às histórias.
v Descrever cenários e personagens;
v Identificar títulos de histórias conhecidas;
v Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
v Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
v Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
v Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
v Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

CONTEÚDOS
v Conversas formais e informais.
v Unidades fonológicas e apropriação da base alfabética.
v Estratégias de leitura.
v Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.

HISTÓRIAS:
v Uma caixa de leitura.
v Rapunzel.
v Chapeuzinho Vermelho.
v Branca de Neve e os sete anões.
v Os três porquinhos.
v O Gato de botas.
v A Bela e a Fera.
v O casamento de Dona Baratinha.
v João e o Pé de feijão.
v Pinóquio.
v João e Maria. 
v Alice no país das maravilhas.
Ø Vale salientar que em todas as histórias, serão propostas atividades de alfabetização e linguagem, onde as crianças serão desafiadas a exercer sua oralidade, interpretação, reconhecerem unidades fonológicas: letras, sons, sílabas, por meio de cruzadinhas, caça-palavras, escritas coletivas e espontânea, entre outras, e alfabetização matemática números, quantidades bem como coordenação motora, esquema corporal, lateralidade... Tudo será contextualizado, tendo como referência as histórias infantis.

RECURSOS E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
v Livros Infantis;
v Aventais de algumas histórias;
v Som / CD (Áudios de histórias) e DVDs de algumas histórias.
v Quadro-negro – escrita coletiva de personagens das histórias
v Imagens dos personagens – para escrita espontânea e coletiva
v Alfabeto móvel (uso constante) – formar os nomes dos personagens coletivamente, com alfabeto móvel e registrando por escrito.
v Cruzadinhas
v Caça-palavras
v Jogo da forca
v Bingo de letras
v Bingo de números (maçãs numeradas da história “Branca de Neve”)
v Músicas relacionadas às histórias trabalhadas (escrita coletiva, tendo a professora como escriba, com o objetivo dos alunos irem observando a segmentação das palavras e refletindo sobre o sistema de escrita alfabético.

No decorrer do Projeto, os alunos construirão um livro do Projeto “A Magia da leitura Infantil”, no qual serão anexados atividades realizadas durante o desenvolvimento do mesmo. (Músicas, dobraduras dos personagens, pinturas...)
            No mural em sala de aula, serão anexadas fotos dos alunos participando do projeto. Este também será o cantinho da leitura.
            Ao final do projeto, será entregue a cada aluno um certificado de participação, como um estímulo a continuidade desta prática tão importante que é a LEITURA.

AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e contínuo.
É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita, em todas as atividades propostas conforme os objetivos traçados no presente projeto, estimulando o hábito prazeroso da leitura.

ALGUMAS IMAGENS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO:

11/03/2013
Alunos sentados em roda no chão.
- Música "Uma história" Palavra cantada. (Esta música será cantada sempre antes das histórias)


UMA HISTÓRIA
(Palavra Cantada)

EU VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA
AGORA ATENÇÃO
QUE COMEÇA AQUI NO MEIO
DA PALMA DA TUA MÃO.
BEM NO MEIO TEM UMA LINHA
LIGADA AO CORAÇÃO,
QUE SABIA DESSA HISTÓRIA
ANTES MESMO DA CANÇÃO.
DÁ TUA MÃO, DA TUA MÃO,
DÁ TUA MÃO, DÁ TUA MÃO.


- História: Uma caixa de leitura

UMA CAIXA DE LEITURA

CERTO DIA, NUMA FLORESTA, UMA MENINA ENCONTROU UMA MISTERIOSA CAIXA MÁGICA. A CAIXA ESTAVA REPLETA DE OBJETOS INTERESSANTES: UM SAPATINHO DE CRISTAL, UMA MAÇÃ ENVENENADA, UM PAR DE BOTAS, UMA ESPADA (CURIOSAMENTE INCRUSTADA EM UMA PEDRA), UM GORRO VERMELHO, UMA AGULHA, UMA SOMBRA (ISSO MESMO, UMA SOMBRA), UM ARCO E FLECHAS E, FINALMENTE, UM SABUGO DE MILHO.
MAS, INFELIZMENTE, TODA VEZ QUE ELA RETIRAVA UM DOS OBJETOS DA CAIXA, APARECIA ALGUÉM PARA LEVÁ-LOS.
O SAPATINHO FOI LEVADO POR UMA FADA QUE NÃO SE CANSAVA DE PERGUNTAR:
- QUE HORAS SÃO? QUE HORAS SÃO?
A MAÇÃ ESTÁ PRESTES A SER DEVORADA, QUANDO SURGIU UMA BRUXA RANZINZA:
- PRECISO IR, PRECISO IR...
AS BOTAS, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA FORAM ROUBADAS POR UM GATO!
UM MENINO, NÃO SE SABE POR QUE PUXOU A ESPADA E SAIU CANTAROLANDO:
- VOU SER REI, VOU SER REI!
O GORRO VERMELHO FICOU COM UMA GAROTINHA QUE PRECISAVA IR A CASA DA VOVÓ. SÓ QUE A AGULHA FOI LEVADA PELA BRUXA, QUE, DE TANTA PRESSA, ACABOU ESPETANDO O PRÓPRIO DEDO.
POIS É, QUEM DIRIA! A SOMBRA TAMBÉM TINHA DONO, ERA DE UM GAROTO VOADOR (PARECE IMPOSSÍVEL, MAS É VERDADE).
E AINDA, APARECEU UM RAPAZ QUE DIZIA SER O MELHOR ARQUEIRO DA INGLATERRA, PEGOU O ARCO E AS FLECHAS.
O MAIS ESTRANHO QUE ACONTECEU FOI O CASO DE UM SABUGO DE MILHO QUE ERA AMIGO, IMAGINEM, DE UMA BONECA DE PANO.
DESANIMADA, A MENINA VÊ A CAIXA VAZIA, E EIS QUE LÁ NO FUNDO AINDA IRRADIAVA UM BRILHO DOURADO.
- O QUE SERÁ ISSO? – PENSOU ELA – UMA MOEDA? NÃO ERA UMA MOEDA E SIM UM ANEL.
NESSE INSTANTE, UM MAGO DE LONGOS CABELOS BRANCOS APARECEU E A MENINA QUE ENTREGAVA TODOS OS OBJETOS DISSE:
- POR QUE NÃO POSSO FICAR COM OS MEUS TESOUROS?
E APONTANDO PARA O ANEL, O ANCIÃO RESPONDEU:
- ENGANA-TE, TU NÃO PERDESTE TEU TESOURO!
A MENINA NAQUELE MOMENTO, RECEBEU UMA INSCRIÇÃO QUE DIZIA:

 “DEIXO-TE ESSE ANEL, AS PESSOAS QUE NELE TOCAREM À LEITURA, PARA SEMPRE VÃO SE PRENDER”.

ASSIM, ELA COMPREENDEU QUE NÃO HAVIA PERDIDO SEU TESOURO, QUE PARA SEMPRE O REENCONTRARIA NOS LIVROS.
  





   

 Cruzadinha, construída coletivamente

12/03/2013
- Música: Uma história (Palavra Cantada).
- História: Rapunzel, príncipes e princesinhas letrinhas



CONTANDO HISTÓRIAS - DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E COMPORTAMENTO LEITOR




Postado por 



Nenhum comentário:

Postar um comentário