terça-feira, 6 de agosto de 2013

COMO ENSINAR CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA A DESENHAR?





Aprender a desenhar será importante para a criança que, em idade pré-escolar inicia a sua alfabetização.Nesta fase a criança já deve ter passado pela exploração cultural e artística na creche e, iniciará um novo processo de aprendizagem.Durante as atividades da pré-escola, a criança desenvolverá o domínio da escrita,  através do desenho.
Para facilitar a atividade em sala de aula propõe-se que, as crianças possam treinar os desenhos livres sempre após uma sessão de estórinhas ou contos infantis.Esse é o momento em que sua mente estará repleta de interpretações,  prontas para serem expressadas de alguma maneira.Incentiva-las a usar o material de desenho neste momento, estimulará que se expressem de forma diferente da fala e dos gestos, como habitualmente fazem.
No início,  a expressão através dos desenhos poderá nos parecer confusa e desconexa, portanto se faz importante o questionamento  sobre a figura elaborada pela criança.Após o trabalho terminado a classe poderá passar os desenhos de mão em mão entre os alunos, para que eles mesmos sejam críticos e indagadores sobre os desenhos dos coleguinhas.Essa prática expandirá o sentido de capacidade que cada criança tem de trabalhar com a expressão através do desenho e,  estimulará a influência artística de uns sobre os outros.A intenção é faze-los pensar:”Da próxima vez usarei a mesma cor que a Raquel” ou “Quero aprender a fazer uma casinha como a casinha da  Ana” e, assim por diante.
Em outras ocasiões, exercícios como,  completar círculos, contornar os dedos das mãos  e, contornar as linhas pontilhadas serão um complemento eficaz 
detreinamento.





O exercício do lápis mágico!

Antes de se desenhar é preciso imaginar, depois de imaginar é preciso criar uma figura em nossa mente, quando a figura estiver devidamente criada e imaginada, a contornamos com nosso lápis mágico.
O lápis mágico é uma ferramenta que contorna os desenhos que estão em nossa mente através dos movimentos que fazemos no ar.
Para iniciar o exercício,  a professora deverá sugerir uma figura fácil, como a figura de uma bola por exemplo.Então, todos os alunos deverão contornar a bola imaginária com seu lápis mágico  no ar.
A professora ainda deverá estimular que as crianças imaginem e contornem bolas de vários tamanhos.Para a brincadeira ficar ainda mais divertida e educativa, sugira bolas de diferentes esportes, e joguem imagináriamente com elas, cada uma em seu estilo.
Agora guardem seus lápis mágicos e usem os lápis comuns para representar o que se passa em sua mente através do desenho real.
Estimule que rabisquem o ar quando não estiverem conseguindo realizar um círculo completo por exemplo, ou o telhado triangular de uma casinha, explique que o mesmo movimento deverá ser aplicado no papel.
fonte:http://profjucepereira.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário