segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PROJETO:'' Minha Turma''




Minha Turma

Justificativa: As brincadeiras possibilitam as crianças, não só as relações interpessoais e a integração entre o grupo, como também a descoberta de si próprio e do outro. Dessa forma, através das mesmas, estarão percebendo de maneira prazerosa a importância do auto-conhecimento, da valorização de seus sentimentos e de suas atitudes dentro da sociedade.

Objetivo Geral: Reconhecer sua identidade psicossocial, seu corpo e através da exploração das habilidades motoras, físicas e perceptivas, desenvolver a conscientização a respeito dos aspectos relativos a uma auto-imagem bem estabelecida, maior respeito e cuidado para com o próprio corpo e dos demais.

Objetivos Específicos:

* Reconhecer a si mesmo e os colegas, identificando e respeitando as semelhanças e diferenças;

* Integrar-se de maneira afetiva no grupo;

* Perceber-se como parte integrante, dependente e agente transformador do meio em que está inserido.

* Respeitar os amigos e aprender tomar decisões em grupos.

Sensibilização:

Com microfone, brincar de se apresentar, mostrando sua tarjeta, falando de suas preferências, o que gosta na escola,etc.

Ilustração da vivência.

1ª Etapa: Quem sou eu?

2ª aula: Colocar o espelho na sala para que as crianças observem-se, em seguida questionar:

Quem é você? Qual é o seu nome? Como você é? Qual a cor do cabelo? Etc.

Mostrar também algumas obras de outros artistas que se retratam. Falar sobre a maneira como pintavam os mesmos.

Registro: Colocar as crianças individualmente na frente de um espelho de mesa para fazerem o auto-retrato.

3ª aula: Em roda questionar sobre seus comportamentos, sentimentos, o que acontece quando o amigo pega seu brinquedo ou briga com você, ou quando o papai chama sua atenção. Comentar que existem vários sentimentos e nomeá-los fazendo a expressão facial que representam. Brincar com a caixinha de sentimentos, o que são os sentimentos, porque ficamos tristes, bravos, alegres, etc. Em seguida propor a confecção de plaquinhas com carinhas de alegria, tristeza, chorando, rindo, etc.

Todos os dias na convivência as crianças comentarão como estão se sentindo, mostrando através das plaquinhas e explicando o motivo por estar feliz, triste, etc.

4ª e 5ª aula: Confecção das plaquinhas utilizando sucatas

6ª aula: Ouvir a música gente tem sobrenome. Após ouví-la faremos uma roda de conversa sobre a mesma. Comentar sobre a importância do nome e que através dele identificamos as pessoas.

Registro: Enviar uma pesquisa perguntando: Quem escolheu seu nome? Porque?

7ª aula: Ao trazerem a pesquisa de volta, sentar em roda e comentar sobre a escolha do nome de cada um para os demais, após conversarmos, fazer um registro em folha com o nome escrito na tarjeta, eles fazendo a interferência no mesmo.

8ªe 9ª aula: Construindo a identidade através do faz-de-conta: Levar as crianças até a brinquedoteca e propor brincar de casinha, todos juntos , a professora mediará a brincadeira lembrando as crianças sobre o papel de cada uma na brincadeira.

Após todos brincarem, fazer uma roda de conversa questionando como foi seu personagem, como se comportou, se gostou de imitar a mamãe ou papai, etc.

10ª aula: Retomar a aula anterior e comentar sobre o papai, a mamãe, como se comportam, enfatizar também que a nossa família são as pessoas que moram conosco, etc.

Apreciação da poesia: As minhas famílias de Pedro Bandeira

Eu gosto da minha mãe,

Do meu pai,

Do meu irmão.

Nem sei como tanta gente,

Cabe no meu coração.

Registro: Fazer um desenho em folha A3 da família.

11ª aula: Montar uma árvore genealógica, pedir a foto do pai, mãe e irmãos e montar uma àrvore colocá-la na sala de exposições. Será feita em papel camurça, uma para cada classe, cada galho representará uma família.

12ª,13ª e 14ª aula: Montagem da àrvore.

15ª aula:

2ª Etapa:Conhecendo o amigo: Vendar os olhos de um dos alunos, chamar outro colega e pedir para que o aluno de olhos vendados descubra quem é através do toque.

Registro: copiar o nome olhando a tarjeta e desenhá-lo.

16ª aula: Quem é maior, Quem é menor: Medir o tamanho dos alunos com o barbante, cortá-lo do tamanho da mesma e colar o nome da criança no barbante, em seguida dispor todos os barbantes para compararmos o maior e o menor aluno da nossa sala,em papel manilha em ordem crescente.

18ª aula:Brincar com a música boneco de lata, explorando o esquema corporal. Propor que cada criança brinque com sua silhueta no pátio observando a posição do sol e sua influência no mesmo.

19ª aula: Faremos uma votação para escolhermos quem será a criança que terá sua silhueta desenhada, em seguida recortaremos as partes desta silhueta para formarmos um quebra-cabeça, após montarmos decoraremos o mesmo.

20ª aula:

Em roda retomaremos tudo o que vimos até agora, enfocaremos as diferenças um é maior, outro é menor, alguns são loiros, outros morenos, etc. Lembrar que devemos gostar das pessoas do jeito que elas são mesmo sendo diferentes.

Ler a fábula”De bem com a vida” de Nye Ribeiro.

Registro: Montar um painel com preferências da turma.

DE BEM COM A VIDA

NYE RIBEIRO

Filó, a joaninha, acordou cedo.

* Que lindo dia! Vou aproveitar para visitar minha tia.

* Alô, tia Matilde, posso ir aí hoje?

* Venha Filó. Vou fazer um almoço bem gostoso.

Filó colocou seu vestido amarelo de bolinhas pretas, passou batom cor-de-rosa, calçou os sapatinhos de verniz, pegou o guarda-chuva preto e saiu pela floresta: plecht, plecht...

Andou, andou... e logo encontrou Loreta, a borboleta.

* Que lindo dia!

* E pra que esse guarda-chuva preto, Filó?

* É mesmo! – pensou a joaninha. E foi para casa deixar o guarda-chuva.

De volta à floresta:

* Sapatinhos de verniz? Que exagero! – Disse o sapo Tatá. Hoje nem tem festa na floresta.

* É mesmo! – pensou a joaninha. E foi para casa trocar os sapatinhos.

De volta à floresta:

* Batom cor-de-rosa? Que esquisito! – disse Téo, o grilo falante.

* É mesmo! – disse a joaninha. E foi para casa tirar o batom.

* Vestido amarelo com bolinhas pretas? Que feio! Por que nÃo usa o vermelho? – disse a aranha Filomena.

* É mesmo pensou Filó. E foi para casa trocar de vestido.

Cansada de tanto ir e voltar, Filó resmungava pelo caminho. O sol estava tão quente que a joaninha resolveu desistir do passeio.

Chegando em casa, ligou para tia Matilde.

* Titia, vou deixar a visita para outro dia.

* O que aconteceu Filó?

* Ah! Tia Matilde! Acordei cedo, me arrumei bem bonita e saí andando pela floresta. Mas no caminho...

* Lembre-se filozinha... gosto de você do jeitinho que você é. Venha amanhã, estarei te esperando com um almoço bem gostoso.

No dia seguinte, Filó acordou de bem com a vida. Colocou seu vestido amarelo de bolinhas pretas, amarrou a fita na cabeça, passou batom cor-de –rosa, calçou seus sapatinhos de verniz, pegou o guarda-chuva preto, saiu andando apressadinha pela floresta, plecht, plecht, plecht... e só parou para descansar no colo gostoso da tia Matilde.

Após a apreciação da fábula, questionar, o que acharam da história? Qual personagem mais lhe agradou? O que aconteceu na história?

Registro: Hipótese fantástica: Se você fosse convidado para um almoço, como iria vestido? Registrar as respostas em painel.

21ª aula: Retomar a história “De bem com a vida”, e pedir para que ascrianças contem o número de personagens que aparecem na mesma e registre com sucata.

2ª Etapa: Nosso grupo, nossa turma.

22ª aula:

Aprendendo a partilhar: Como sensibilização desta etapa,trabalhar a palavra amizade, questionando o que lembram sobre a mesma.

Enfatizar a importância da união e importância de nos preocuparmos com nossos amigos. Propor aos alunos fazer brigadeiros para nossa turma, todos ajudarão. Após o término do mesmo questionar, se podemos comer o brigadeiro sozinho, como vamos fazer para que todos comam os brigadeiros, quantos brigadeiros fizemos, quantos brigadeiros cada criança ganhará.

Registro: fazer o registro das quantidades em painel, e registrar a roda de conversa com fotos da preparação do mesmo.

23ª aula: Brincar de dança das cadeiras cooperativa, enfatizando a união nos momentos das brincadeiras e em todos os outros também. Propor a confecção de um mascote da turma, um novo amigo da nossa classe, junto com os alunos escolheremos o sexo do mesmo, nome e outra características, o mascote visitará a casa de cada um durante o projeto.

24, 25,26ª aula: Confecção do mascote.

27ª aula: Vamos nos organizar: Como em todo grupo, exixtem regras, devemos fazer as nossas também. O que podemos fazer para melhorar a amizade entre as crianças de nosso grupo. Registro: Listar as mesmas em painel. Digitar e anexar n a apostila também.

28ª aula: Cantar o Jingle da escola, assim como nossa sala tem uma música, nosso grupo também terá. Criar com as crianças e gravar em fita para apresentar na reunião de pais.

Digitar o jingle para ser anexado com interferência dos alunos.expor em painel também.

29ª aula: Comentar com as crianças que cada grupo tem seu nome, em casa chamamos de família, no trabalho chamamos de equipe, etc. Agora vamos dar um nome para nosso grupo, se acaso as crianças não conseguirem, dar sugestões como: turminha legal, amigos para sempre, etc.

Registro: Montagem de uma plaquinha de madeira com o nome, para pendurar na porta da sala.

30ª e 31ª aula: Confecção da placa.

32ª aula: : Roda de conversa : Apresentar a bandeira do Brasil e comentar que a bandeira também representa um grupo de pessoas, nosso país, chamar atenção para as cores e as estrelas e comentar o que representam na bandeira. Nosso clube também terá uma bandeira, pedir sugestões as

crianças, todos os detalhes e cores da bandeira deverão ter um significado, assim como a do nosso país.

33ª e 34ª aula:Confecção da bandeira. Após o término, colocar um informativo explicando o significado de cada cor ou detalhe representado em nossa bandeira.

35ª aula: Turminha em ação: Sensibilizar os alunos a serem solidários, não só com os membros da nossa turminha, mas também com outras crianças, que não tem brinquedos para brincar. Sugerir fazermos uma campanha para arrecadarmos brinquedos para crianças carentes, em seguida levar as doações para o nosso lar.

36 ª aula: Aprendendo a cuidar da natureza: Conversar com as crianças a respeito de nossas atitudes em relação ao meio ambiente. Propor aos alunos plantarmos uma flor na nossa escola,.

Registro: Tirar fotos para anexar na apostila com a interferência dos alunos. Acompanhar seu crescimento.

37ª aula: Situação problema: Propor uma situaçÃo problema enfocando o raciocínio lógico –matemático. Questionar quantos meninos e quantas meninas tem na classe.

Registro: Em folha sulfite, confeccionar o rosto de um menino e uma menina com sucata, e sua tarjeta, dispor a grafia do número e propor que registrem em baixo a quantia correspondente também com sucata.

38ª aula: Vamos acampar! Montar um barraca com lençóis ou pedir para a Lia trazer a sua barraca para montarmos no pátio, a maioria das atividades do dia será feita na mesma: convivência, contar histórias, etc.

39ª aula: Dia da integração: Neste dia as crianças do período da tarde virão brincar com turma da manhã, será enviado bilhete antecipadamente, brincaremos juntos, contaremos histórias, o registro será um desenho da vivência.(capa do projeto)

40ª aula: Culminância: Faremos um piquenique no pátio, onde convidaremos outra sala para participar.

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