segunda-feira, 29 de julho de 2013

Projeto Livros no Celeiro



Projeto Livros no Celeiro



( Esse projeto é para as séries inicias, mas pode facilmente ser adaptado para a Educação Infantil)

TemaLiteratura 


objetivos


1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura. 


2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.
DescriçãoTroca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com 


sugestões de leitura. Site BaseLeitura & EscritaDoce de Letra

Atividades - Livros no Celeiro 
atividades
Introdução - Apresentar o tema às crianças a fim de verificar o interesse. 1. Sensibilização do grupo para o projeto, relembrando as leituras feitas e lendo trechos de livros já conhecidos pelos alunos. 

  • 2.Dentro das "memórias bibliográficas": listagem dos livros lidos por cada aluno - através de visitas à biblioteca, consulta aos pais, colegas e professores. O ideal para esta atividade é estipular um número, mínimo e máximo de títulos, entre 10 e 30, para que o trabalho não se perca.


  • 3. Organização das "Memórias" por faixa etária: livros lidos quando estavam na Classe de Alfabetização, na 1ª série, na 2ª etc.

  • 4.Organização da turma em grupos de trabalho, para fazer um levantamento dos nomes dos autores e editoras de cada título e uma resenha de cada um. A resenha deve conter título, nome do autor e editora e um pequeno resumo da história, com indicação de faixa etária aproximada. Pode-se organizar as informações em fichas que fiquem à disposição, para consulta, numa caixinha ou nos próprios livros.

  • 5. Troca de informações com a escola parceira, enviando as resenhas, e registro dos livros mais lidos e de títulos desconhecidos. É interessante que os alunos possam trocar mensagens individualmente comentando os livros e/ou autores, de acordo com seu interesse. Estes comentários também podem ser registrados nas fichas de cada livro.


  • 6. Organização de uma "Ciranda de Livros", em que cada aluno deve levar para a escola alguns títulos de seu acervo pessoal, que ficarão disponíveis para empréstimo.



  • 7. Elaboração de um mural de sugestões, com as resenhas organizadas por autor ou faixa etária ou mesmo por seções - os mais lidos, histórias clássicas, poesia, as mais belas ilustrações etc.


  • 8. Envio de resenhas para o "Livros no Celeiro", que funcionará como um banco de dados.
  • 9. Avaliação do projeto, através de tabelas de empréstimos da biblioteca, registros em sala de aula e observações de pais, alunos e professores (ao longo do projeto e no decorrer do ano). 
Atividades Complementares 
1. Visita a bibliotecas públicas
2. Entrevistas com autores
3. Campanha de doação de livros
4. Organização de grupos de contadores de histórias 

Dicas para os Professores 

Aproveite o projeto para que seus alunos leiam, leiam muito: em grupos, sozinhos, com os pais, para outras turmas… Estimule sua curiosidade lendo pequenos trechos a cada dia, indicando temas de acordo com os interesses e outros títulos de um autor que tenha feito sucesso entre eles. A elaboração das resenhas é um excelente trabalho de redação e deve ser orientado de perto pelo professor, chamando a atenção para a necessidade de clareza das informações - é um texto informativo, para alguém que, teoricamente, não conhece a obra, mas, ao mesmo tempo, deve ser capaz de despertar no outro o desejo de conhecê-la. A revisão pode ser feita pelos alunos em grupos. Aproveite para trabalhar a matemática através de tabelas e gráficos de empréstimos de livros e leituras. 


Cronograma - Livros no Celeiro 

  • 1. Primeira semana Introdução e atividade
  • 1 2. Segunda semana Atividade
  • 23. Terceira semana Atividade
  • 34. Quarta e quinta semanas Atividade
  • 45. Sexta semana Atividade
  • 56. Sétima e oitava semanas Atividade
  • 67. Nona semana Atividades 7 e 8 
    fonte:http://www.edukbr.com.br

terça-feira, 23 de julho de 2013

PROJETO DE TEATRO

PROJETO DE TEATRO: PODE SER REALIZADO EM FESTA DE ENCERRAMENTO, FOLCLORE OU DIA DAS CRIANÇAS

PROJETO DE TEATRO
PODE SER REALIZADO EM FESTA DE ENCERRAMENTO, FOLCLORE OU DIA DAS CRIANÇAS
TEMA: SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
DURAÇÃO: APROXIMADAMENTE 1 HORA.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS EM FASE DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA FAIXA DE 1 A 6 ANOS. PODENDO SER FACILMENTE ADAPTADO A ALUNOS DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PERSONAGENS:
•DONA BENTA (ADULTO)
• TIA ANASTÁCIA (ADULTO)
• REINO DAS ÁGUAS CLARAS (ALUNOS)
• ANIMAIS DO SÍTIO (ALUNOS)
• EMÍLIA (ALUNAS - MENINAS)
• VISCONDE DE SABUGOSA (ALUNOS- MENINOS)
• SACI (ALUNOS-MENINOS)
• CUCA (ALUNAS-MENINAS)
• PEDRINHO (ALUNOS-MENINOS)
• NARIZINHO (ALUNAS-MENINAS)
CENÁRIO: PAINEL PINTADO COM A CASINHA DO SÍTIO E ÁRVORES EM VOLTA, FAZER UM JARDIM DE FLORES DE BALÃO NA FRENTE DO PALCO.
CULINÁRIA: APÓS A APRESENTAÇÃO SERVIR COMIDAS TÍPICAS PARA AS FAMÍLIAS E CRIANÇAS (PÉ DE MOLEQUE, PÃO DE QUEIJO, COCADA, MILHO COZINHO, BROA DE FUBÁ).
OBJETIVOS:
• REPRESENTAR A OBRA LITERÁRIA ATRAVÉS DO ESPETÁCULO;
• AGUÇAR O IMAGINÁRIO DE ALUNOS E CONVIDADOS;
• HOMENAGEAR O ESCRITOR MONTEIRO LOBATO;
• SOCIALIZAR, INTEGRANDO RESPONSÁVEIS, ALUNOS, EQUIPE DOCENTE, DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA;
• REALIZAR FESTA COM BELEZA E ENCANTAMENTO.
DESENVOLVIMENTO:
ABREM-SE AS CORTINAS, DONA BENTA SENTADA NA SUA CADEIRA DE BALANÇO FAZENDO TRICÔ E TIA ANASTÁCIA NO FOGÃO A LENHA. (PODE SER FEITO DE CAIXAS DE LEITE)
(DONA BENTA) AH! COMO GOSTO DE FICAR AQUI NO SÍTIO, LEMBRANDO DAS HISTÓRIAS, DAS TRAVESSURAS DAS CRIANÇAS, DAS MALUQUICES DA EMÍLIA. ANASTÁCIA, CADÊ VOCÊ?
(TIA ANASTÁCIA) OH! DONA BENTA ESTOU AQUI PREPARANDO UM BOLO DE FUBÁ BEM GOSTOSO PARA AS CRIANÇAS, A SENHORA ME CHAMOU?
(DONA BENTA) QUERIA QUE TROUXESSE AQUELE BAÚ QUE ESTÁ LÁ NO SÓTÃO, PRECISO ACHAR UM XALE QUE ESTAVA LÁ PARA ME ESQUENTAR MAIS A NOITE, POIS PARECE QUE HOJE VAI FAZER MUITO FRIO.
(TIA ANASTÁCIA) JÁ VOU BUSCAR DONA BENTA (VAI ATÉ A COXIA E PEGA UM BAÚ, COLOCAR UM LIVRO DE HISTÓRIAS BEM GRANDE LÁ DENTRO, JUNTAMENTE COM ADEREÇOS DIVERSOS E FANTASIAS).
(DONA BENTA) NOSSA QUANTA COISA ANTIGA POR AQUI, TEM MEU CHAPÉU DE PASSEAR NA PRAIA, MINHA BOLSA DE IR ÀS FESTAS, OLHA ESSE LIVRO AQUI QUANTO TEMPO NÃO VEJO, NELE TEM A HISTÓRIA DO SÍTIO.
DANÇA DONA BENTA COM O LIVRO DE HISTÓRIAS GRANDE AO SOM DA MÚSICA “NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”
ADEREÇOS: LIVRO DE HISTÓRIAS BEM GRANDE DE ESPUMA OU EVA COM O TEXTO LÁ DENTRO PARA A NARRADORA LER O TEATRO E UMA COLHER DE PAU. O FOGÃO E A CADEIRA DE BALANÇO JÁ ESTÃO LÁ NO CENÁRIO JUNTAMENTE COM O PAINEL DE DECORAÇÃO E BALÕES.
EM TODO LIVRO DE HISTÓRIAS TEM REINO CASTELO E FADAS, DRAGÃO MALVADOS, TEM PRINCESAS ENCANTADAS, MAS EU CONHEÇO UM LUGAR TÃO CHEIO DE ENCANTAMENTO ONDE NEM UM CONTO É MAIS BELO.
UM LUGAR QUE TEM EMÍLIA TEM RABICÓ E TEM PEDRINHO, TEM A VOVÓ DONA BENTA E A GAROTA NARIZINHO, TÊM DOCES DA TIA ANASTÁCIA, E O VISCONDE DE SABUGOSA.
UM LUGAR QUE TEM MAGIA MUITO MELHOR QUE UM CASTELO VIVE A TURMA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
ENTRAR A DONA BENTA COM O LIVRO E A TIA ANASTÁCIA COM A COLHER DE PAU NAS MÃOS DANÇANDO PELO MEIO DO PÚBLICO ATÉ CHEGAR NO PALCO. AMBAS DEVEM RODAR COM O LIVRO DE HISTÓRIAS E MOSTRAR PARA O PÚBLICO.
(DONA BENTA) HOJE VOU CONTAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE, QUE TODA CRIANÇA SEMPRE SONHOU, COM MUNDOS DISTANTES, VIAGENS PARA O FUNDO DO MAR, TEM BONECA FALANTE, ALEGRIA E MUITA MAGIA. ERA UMA VEZ ...
UM REINO MUITO ESPECIAL DE ÁGUAS LIMPINHAS, PEIXES COLORIDOS, É VERDADE MAMÃE, PAPAIS E CRIANÇAS, UM MUNDO ONDE TUDO É POSSÍVEL, FICA BEM LÁ NO FUNDO DO MAR. NESTE REINO ENCANTADO Á VIVER É SEMPRE UMA FESTA, OS PEIXINHOS ADORAM BRINCAR ENTRE SI, E ESCONDER DAS SEREIAS NAS PEDRAS DE AREIA. COM VOCÊS O REINO DAS ÁGUAS CLARAS:
DANÇAM OS ALUNOS DO BERÇÁRIO – VESTIDOS DE PEIXINHOS AO SOM DA MÚSICA “REINO DAS ÁGUAS CLARAS” – CANTADA POR JORGE VERCILO.
ADEREÇOS: PANO AZUL PARA COLOCAR OS BEBÊS ASSENTADOS E PANO AZUL PARA BALANÇAR DANDO A IDÉIA DE ÁGUA E BOLINHAS DE SABÃO. DEVE-SE VESTIR AS PROFESSORAS COM TÚNICAS, TAMBÉM EM TOM AZUL, DANDO A IDÉIA QUE ELAS SÃO A ÁGUA. AS PROFESSORAS, ENTÃO, BALANÇAM OUTRO TNT AZUL PARA O ALTO E PARA BAIXO DANDO IDÉIA DE MOVIMENTO DE ÁGUA, BRINCANDO, ESCONDENDO E MOSTRANDO OS BEBÊS.
OBS: DURANTE A MÚSICA SOLTAR BOLINHAS DE SABÃO PARA OS BEBÊS E BALANÇAR O PANO AZUL.
(DONA BENTA) AQUI NO SÍTIO TODOS CUIDAMOS DOS ANIMAIS, PRESERVAMOS A NATUREZA E GOSTAMOS DE VIVER COM MUITO CARINHO E AMOR, TIRAR O LEITE DA VAQUINHA DE MANHÃ, PEGAR OVOS NO GALINHEIRO, TOSQUIAR A LÃ DAS OVELHINHAS, MAS TUDO COM BASTANTE CUIDADO...
ENTRAM OS ALUNOS DO MINI MATERNAL, VESTIDOS DE BICHINHOS PARA DANÇAR AO SOM DA MÚSICA: “FILHO DO FILHOTE” DE RUBINHO DO VALE.
OBS: CADA CRIANÇA DEVE LEVAR UM BICHINHO DE PELÚCIA PARA REPRESENTAR SEU FILHOTE.
(DONA BENTA) AH! COMO É BOM LEMBRAR DE TODAS AS BELEZAS QUE TEMOS POR AQUI, MAS NÃO PODIA ESQUECER DE UMA BONECA QUE FOI FEITA POR TIA NASTÁCIA É MUITO ESPEVITADA, ARRUMA CADA CONFUSÃO. (RISOS).
ENTRAM AS MENINAS DO MATERNAL DANÇANDO AO SOM DA MÚSICA EMÍLIA, A BONECA GENTE - DE BABY CONSUELO.
(DONA BENTA) E É CLARO QUE SEMPRE QUE A EMÍLIA ESTÁ POR PERTO, TEM O VISCONDE DE SABUGOSA. ELE É UM SÁBIO. NASCEU DE UM SABUGO DE MILHO E SABE CONTAR LINDAS HISTÓRIAS E FAZER MUITAS EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS.
MENINAS E MENINOS DO MATERNAL DANÇAM VESTIDOS DE EMÍLIA E VISCONDE A MÚSICA TEMA DE ABERTURA DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO.
(DONA BENTA) AH! MAS AQUI NO SÍTIO TAMBÉM TEMOS PERSONAGENS BEM DIFERENTES, QUE PASSAM CADA SUSTO NA GENTE E ASSUSTAM ATÉ AS CRIANÇAS. QUEM NUNCA ESCUTOU ISSO CUIDADO COM A CUCA QUE A CUCA TE PEGA E PEGA DAQUI PAGA DE LÁ, MAS ELA NÃO PEGA AS CRIANÇAS ASSIM TAMBÉM NÃO, MAS FAZ PLANOS JUNTAMENTE COM O SACI AQUELE DANADINHO DE UMA PERNA SÓ QUE ADORA APRONTAR TRAQUINAGENS COM AS PESSOAS QUE CHEGAM NO SÍTIO...
DANÇAM MENINOS E MENINAS DO JARDIM I VESTIDOS DE CUCA E SACI AO SOM DA MÚSICA “CANÇÃO DA MEIA NOITE”.

(DONA BENTA) AH! NARIZINHO É UMA DOCE MENINA, QUE TODA VOVÔ SEMPRE SONHOU EM TER COMO NETINHA, ELA SONHA COM MUNDOS ENCANTADOS E VIVE SE FANTASIANDO DE PRINCESA, ESSA MENINA ENCANTA A TODOS ONDE PASSA. COM VOCÊS A NOSSAS “NARIZINHOS”.
DANÇAM AS MENINAS DO JARDIM II VESTIDAS DE NARIZINHO AO SOM DA MÚSICA “NARIZINHO” CANTADA POR IVETE SANGALO.
(DONA BENTA) AH, MAS TAMBÉM TENHO OUTRO NETO MUITO LINDO, O PEDRINHO QUE É CORAJOSO, DEFENDE A NARIZINHO E SEMPRE INVENTA BRINCADEIRAS, ADORO PASSAR AS FÉRIAS NO SÍTIO E QUANDO CHEGA NOSSA QUE ALEGRIA CONTAGIA A TODOS AQUI COM SUA ENERGIA.
DANÇAM OS MENINOS DO JARDIM II VESTIDOS DE PEDRINHO AO SOM DA MÚSICA “PEDRINHO”CANTADA POR JOTA QUEST.
OBS: ENTRAR COM BRINQUEDOS ANTIGOS NO PALCO BRINCANDO CADA CRIANÇA COM UM: BAMBOLÊ, BOLA, CARRINHO DE ROLIMÃ, CORDA, ESTILINGUE, USAR SOMENTE BRINQUEDOS ANTIGOS BEM DIVERSOS DO TEMPO DA VOVÓ.
(DONA BENTA) ESSES MEUS NETOS SÃO ESPECIAIS, SÃO A ALEGRIA DO SÍTIO, SEM ELES NÃO TERIA A MESMA MAGIA DE VIVER POR AQUI, AFINAL DE CONTAS ÀS CRIANÇAS SÃO O FUTURO DE NOSSO MUNDO, TEMOS QUE CELEBRAR A INFÂNCIA E SER CRIANÇA É BOM DEMAIS, BRINCAR E SER FELIZ. COM VOCÊS PEDRINHO E NARIZINHO BRINCANDO DE SER CRIANÇA.
DANÇAM MENINAS E MENINOS DO JARDIM II VESTIDOS DE NARIZINHO E PEDRINHO AO SOM DA MÚSICA CARROSSEL DE ESPERANÇA.
COREOGRAFIA DE NARIZINHO E PEDRINHO JUNTOS
ADEREÇO: BOLAS DE PLÁSTICO, GRANDES E COLORIDAS.
PARTE INSTRUMENTAL: ENTRAR DANÇANDO COM A BOLA NAS MÃOS EM FILA E PARAR NO SEU LUGAR.
A VIDA É UMA CRIANÇA, UM CARROSSEL DE ESPERANÇA ( JOGAR A BOLA PARA CIMA BAIXINHO E PEGAR ELA DE VOLTA E RODAR COM ELA NO ALTO)
AMOR E PAZ É O QUE QUEREMOS (MOSTRAR A BOLA PARA DIREITA)
VENHA COM A GENTE E CANTAREMOS ( MOSTRAR A BOLA PARA ESQUERDA)
O NOSSO MUNDO É COLORIDO E COMO É LINDO, IGUAL UMA BOLA DE SABÃO, É DE ILUSÃO ( POR A BOLA NO CHÃO E RODAR PARA DIREITA EM VOLTA DA BOLA SEGURANDO COM UMA MÃO E A OUTRA LEVANTADA PARA CIMA)
NOSSO CAMINHO É FLORIDO E NOSSA VIDA TEM SABOR DE EMOÇÃO ( POR A BOLA NO CHÃO E RODAR PARA ESQUERDA EM VOLTA DA BOLA SEGURANDO COM UMA MÃO E A OUTRA LEVANTADA PARA CIMA)
VEM, VEM, VEM, VEM, VEM, VEM, VEM ( CHAMAR COM UMA DAS MÃOS E SEGURAR A BOLA COM A OUTRA MÃO APOIADA PELO BRAÇO)
VEM, EU QUERO TE MOSTRAR ( PULAR MOSTRANDO A BOLA PARA CIMA ,PARA BAIXO)
VAMOS JUNTOS CAMINHAR, CORRER, SORRIR, BRINCAR, CANTAR E PEDIR BIS ( PULAR MOSTRANDO A BOLA PARA OS LADOS DIREITO ESQUERDO)
LA LA LA LA... ( FAZER UMA FILA E RODAR USANDO O ESPAÇO DO PALCO LEVANTANDO E ABAIXANDO A BOLA ATÉ TERMINAR A PARTE INSTRUMENTAL)
(TIA NASTÁCIA) AH! DONA BENTA, QUE HISTÓRIA LINDA QUE A SENHORA CONTOU HOJE, O NOSSO SÍTIO É SEMPRE ASSIM UM LUGAR LINDO DE VIVER, CHEIO DE PAZ, AMOR, CARINHO, HARMONIA, MAGIA, HISTÓRIAS, FAZ DE CONTA E PRINCIPALMENTE UM LUGARZINHO ESPECIAL NO CORAÇÃO DE CADA UM AQUI PRESENTE QUE COM CERTEZA TEM DOCES LEMBRANÇAS DA SUA INFÂNCIA CHEIA DE LINDAS HISTÓRIAS PARA CONTAR. VAMOS CANTAR! VIVA ESSE MUNDO CHEIO DE PAZ!
________________________________________
AUTORIA DO PROJETO: MONIQUE CORRÊA SALIBA – PROFESSORA DE DANÇA, TEATRO E MÚSICA. ESPECIALISTA EM TÉCNICAS DE TEATRO INFANTIL E COREOGRAFIAS PARA EVENTOS DIVERSOS.
CONTATOS:
(31) 30771747 (31) 30771747
(31)88736553 (31)88736553
MONIQUESALIBA@YAHOO.COM.BR

PROJETO DE LEITURA

O sanduíche da Maricota


 O sanduíche da Maricota é delicioso.
 Em rimas alegres e ilustrações expressivas e vistosas, vão desfilando os bichos com seus palpites. As crianças vão se divertir e
aprender, pois as preferências gastronômicas dos animais não são
mera invenção do autor: trata-se mesmo de seus hábitos alimentares. A estrutura do texto, uniforme — vem um bicho, acrescenta um recheio —, com certeza inspirará o pequeno leitor a fazer
suas próprias contribuições.

Áreas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências
Temas transversais: Meio ambiente
Público-alvo: Leitor iniciante

PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Antes da leitura:
1. Mostre à classe a capa do livro que vão ler. Pergunte: O que a
galinha está fazendo? O que vocês acham que ela vai pôr no pão?
Registre ou peça que registrem as sugestões dos alunos na lousa.
Durante a leitura:
1. Proponha que confrontem o que sugeriram na atividade anterior com o que virá no texto.
2. Peça que leiam observando as rimas.
3. As ilustrações falam muito. Apesar de no texto não haver comentários sobre as alterações no estado de espírito da galinha,
O sanduíche da Maricota
AVELINO GUEDES
UM POUCO SOBRE O AUTOR
Avelino Guedes nasceu em 1948, na cidade de São  Paulo. Começou a pintar e a desenhar aos cinco anos e nunca mais parou.
Sua atividade principal sempre foi a ilustração.  Como ilustrador,
já fez livros infantis para a maioria das editoras de São Paulo. A
partir dessa experiência com ilustração derivou a experiência como
autor. Seus livros são essencialmente visuais: a proposta, a histó-
ria, basicamente, estão contidas mais nas ilustrações do que no
texto — quando tem texto. O autor-ilustrador tem esse diferencial de maior intimidade com imagens — pode partir delas com
mais facilidade para o texto. Seu histórico remete a alguns anos
como publicitário e outros tantos na Editora Abril fazendo livros
e revistas. Morou durante um ano em Nova Iorque onde trabalhou em alguns estúdios e fez cursos de desenho, desenho animado, fotografia e ilustração publicitária.

PROJETO DE LEITURA
Maria José Nóbrega
Rosane Pamplona
2 34 5
por exemplo, elas ficam evidentes pelas ilustrações.  Peça que
observem com atenção as expressões da Maricota e que imaginem o que ela está sentindo ou pensando cada vez que chega
um palpiteiro.
Depois da leitura:
1. Verifique se todos entenderam o texto, pedindo que recontem
oralmente a história. Numa segunda fase, folheiem o livro juntos, releiam o texto e expressem em palavras aquilo que está
apenas nas imagens. Por exemplo, quando chega Kim, o gato: o
gato pôs a sardinha sobre o capim; o sanduíche foi ficando mais
alto, mais cheio de coisas e a Maricota, espantada, nem sabia o
que dizer. (sugestão)
2. Proponha que façam uma leitura dramatizada do texto. Escolha alguns narradores (cada um pode ler uma das páginas) e um
aluno para representar cada bicho. É um exercício de interpreta-
ção — cada bicho deve falar a seu modo, assim como o narrador
deve imprimir sentimentos a cada passagem — e de atenção, pois
todos devem acompanhar a leitura para não perder a sua entrada.
3. Observem as rimas, quase sempre relacionadas às preferências
gastronômicas dos bichos. Uma sugestão é compor uma tabela:
Animal
Como ele se chama,
Preferência
como é ou o que fez
Bode chamado Serafim Capim
Gato cumprimentou a galinha Sardinha
Cão tem jeito de bom moço Osso
Abelha Chama-se Isabel Mel
e assim por diante.
4. Verifique se eles sabem que bode come mesmo capim ou que
gato adora sardinha (atenção: abelha não come mel, mas o fabrica; o que ela come é néctar). Pergunte-lhes sobre outros animais: e
o coelho? (cenoura, alface) E a minhoca? (terra) Agora proponha
que imaginem que outros bichos venham palpitar no sanduíche
da Maricota. Peça-lhes, se possível, um texto em rimas. Exemplo:
A minhoca, por ser pequena,
chega depois, mas logo berra:
— Me escutem, vale a pena
pôr um molhinho de terra!
5. Organize a classe em grupos e peça que cada um invente
um sanduíche diferente. Cada elemento do grupo deve dizer
sua preferência. Registrem as receitas: os próprios alunos a escrevem ou ditam para o professor escrever ou mesmo a registram com desenhos e figuras. Os textos, reunidos, podem constituir um livrinho de receitas. Havendo possibilidade, escolham
algumas delas para preparar os sanduíches numa atividade de
culinária.
6. O que comem os bichos?
Certos gaviões só comem caramujos; a baleia-azul prefere o krill,
um camarãozinho que vive nos mares gelados da Antártida; os
pandas, das montanhas chinesas, só se contentam com brotos de
bambu. Organize a classe em grupos e proponha-lhes uma pesquisa sobre os hábitos alimentares dos animais. Querendo estender a pesquisa, o texto dá uma brecha para se falar em cadeias
alimentares, quando a raposa diz que come galinha.
7. Contar ou relembrar com a classe A galinha ruiva, clássico infantil. Essa também quer cozinhar, só que, diversamente da
Maricota, ela pede ajuda aos outros animais. Propor que os alunos apontem as diferenças e os pontos em comum entre as duas
narrativas. Uma outra proposta seria coletar histórias de galinhas
ou de outros animais (A galinha dos ovos de ouro, Esopo; O segredo das galinhas, Rosane Pamplona;  A galinha Nanduca,
Ganymédes José e há também muitas galinhas nas narrativas da
escritora Clarice Lispector).
LEIA MAIS...
1. DO MESMO AUTOR
• Parece… mas não é — Editora Scipione, São Paulo
2. SOBRE O MESMO ASSUNTO
• A galinha ruiva — recontado por Elza Fiúza, Coleção Clássicos Infantis, Editora Moderna, São Paulo
• Outras novas histórias antigas — Rosane Pamplona, Editora
Brinque-Book, São Paulo
• A galinha Nanduca — Ganymédes José, Editora Ediouro, Rio
de Janeiro
• A galinha que sabia nadar — Paul Adshead, Editora BrinqueBook, São Paulo
3. SOBRE O MESMO GÊNERO
• O grande rabanete — Tatiana Belinky, Editora Moderna, São
Paulo
• No sítio — Jean-François Martin e Marie Aubinais, Editora
Scipione,  São  Paulo4 5
por exemplo, elas ficam evidentes pelas ilustrações.  Peça que
observem com atenção as expressões da Maricota e que imaginem o que ela está sentindo ou pensando cada vez que chega
um palpiteiro.
Depois da leitura:
1. Verifique se todos entenderam o texto, pedindo que recontem
oralmente a história. Numa segunda fase, folheiem o livro juntos, releiam o texto e expressem em palavras aquilo que está
apenas nas imagens. Por exemplo, quando chega Kim, o gato: o
gato pôs a sardinha sobre o capim; o sanduíche foi ficando mais
alto, mais cheio de coisas e a Maricota, espantada, nem sabia o
que dizer. (sugestão)
2. Proponha que façam uma leitura dramatizada do texto. Escolha alguns narradores (cada um pode ler uma das páginas) e um
aluno para representar cada bicho. É um exercício de interpreta-
ção — cada bicho deve falar a seu modo, assim como o narrador
deve imprimir sentimentos a cada passagem — e de atenção, pois
todos devem acompanhar a leitura para não perder a sua entrada.
3. Observem as rimas, quase sempre relacionadas às preferências
gastronômicas dos bichos. Uma sugestão é compor uma tabela:
Animal
Como ele se chama,
Preferência
como é ou o que fez
Bode chamado Serafim Capim
Gato cumprimentou a galinha Sardinha
Cão tem jeito de bom moço Osso
Abelha Chama-se Isabel Mel
e assim por diante.
4. Verifique se eles sabem que bode come mesmo capim ou que
gato adora sardinha (atenção: abelha não come mel, mas o fabrica; o que ela come é néctar). Pergunte-lhes sobre outros animais: e
o coelho? (cenoura, alface) E a minhoca? (terra) Agora proponha
que imaginem que outros bichos venham palpitar no sanduíche
da Maricota. Peça-lhes, se possível, um texto em rimas. Exemplo:
A minhoca, por ser pequena,
chega depois, mas logo berra:
— Me escutem, vale a pena
pôr um molhinho de terra!
5. Organize a classe em grupos e peça que cada um invente
um sanduíche diferente. Cada elemento do grupo deve dizer
sua preferência. Registrem as receitas: os próprios alunos a escrevem ou ditam para o professor escrever ou mesmo a registram com desenhos e figuras. Os textos, reunidos, podem constituir um livrinho de receitas. Havendo possibilidade, escolham
algumas delas para preparar os sanduíches numa atividade de
culinária.
6. O que comem os bichos?
Certos gaviões só comem caramujos; a baleia-azul prefere o krill,
um camarãozinho que vive nos mares gelados da Antártida; os
pandas, das montanhas chinesas, só se contentam com brotos de
bambu. Organize a classe em grupos e proponha-lhes uma pesquisa sobre os hábitos alimentares dos animais. Querendo estender a pesquisa, o texto dá uma brecha para se falar em cadeias
alimentares, quando a raposa diz que come galinha.
7. Contar ou relembrar com a classe A galinha ruiva, clássico infantil. Essa também quer cozinhar, só que, diversamente da
Maricota, ela pede ajuda aos outros animais. Propor que os alunos apontem as diferenças e os pontos em comum entre as duas
narrativas. Uma outra proposta seria coletar histórias de galinhas
ou de outros animais (A galinha dos ovos de ouro, Esopo; O segredo das galinhas, Rosane Pamplona;  A galinha Nanduca,
Ganymédes José e há também muitas galinhas nas narrativas da
escritora Clarice Lispector)

Projeto fabulas em cordel



  Projeto fabulas em cordel 


Projeto –
O leão e o ratinho
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma
boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo
e deixou que fosse embora.Algum tempo depois, o leão ficou preso na
rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira
tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas
e soltou o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra. 
1. Definição do tema: Cordel dos animais.
2. Problematização: Você já leu uma fábula em forma de cordel? Que tal
fazer uma coletânea de fábulas em forma de cordel?
3. Objetivos: Aumentar o repertório de fábulas e apropriar-se da
estrutura do cordel.
4. A quem se destina: Aos alunos de séries anteriores.
5. Material necessário: Livros de fábulas, papel e material para escrever.
6. Descrição do trabalho:
Leia a fábula abaixo e o cordel a seguir e verifique o que eles têm em
comum. 
Agora leia o cordel:
O Leão e o Ratinho
Era uma vez um leão
Animal exuberante
A dormir espichadinho
Numa sombra repousante.
Ninguém mexia com ele,
Pois era apavorante.
Um dia, por acidente,
Um ratinho descuidado
Sem notar o atropelou.
O bichão foi acordado:
— Quer morrer, bicho danado?
— Nããão! Imploro ser poupado!
Tanto o bicho insistiu
O leão foi generoso:
— Vá embora, criatura!
Fugiu dali ansioso
Pensando que escapara
De destino tenebroso.
Mas o destino dá voltas!
A fera horripilante
Foi presa por caçadores
Urrava angustiante!
Quem poderia salvá-lo?
Topa ser seu ajudante? 
Para surpresa de todos
Nosso herói foi o ratinho
Com seus dentes afiados
Roeu os nós direitinho
Libertando seu amigo
Para seguir seu caminho.
Por isso pare e pense
Nesta fábula secular
Pra sê sempre bem tratado
É bom nunca menosprezar
Seja forte, seja fraco
Respeite quem quer ajudar
Joana D’Arque de Aguiar
a) Pedir aos alunos que tragam para a escola livros de fábulas.
b) Fazer um levantamento prévio na escola das histórias que poderiam
fazer parte do trabalho.
c) Em classe, promover a leitura dessas histórias, variando os leitores:
ora o professor lê para a turma, ora um dos alunos lê para os
colegas. A leitura deve ser preparada com antecedência.
d) Levar para a sala outros cordéis, como o da página 136 de Patativa
do Assaré, para que eles possam observar mais atentamente a
estrutura do gênero.
e) Organize os alunos em duplas por afinidade e nível de
desenvolvimento.
f) Após a leitura das fábulas, cada dupla escolhe uma para ser
transformada em cordel.
g) Promover a transformação da história escolhida em cordel. Fazer
revisões e edições para a melhoria do texto.
h) Pedir que façam ilustrações para o cordel.
i) Ajudá-los a fazer um sumário para a montagem de uma coletânea.
j) Marcar um dia para as apresentações dos cordéis. Mas, antes,
realizar ensaios para que se sintam mais seguros e à vontade. 
7. Conteúdos a serem construídos e aspectos a serem
investigados:
• Conceitual: Ler fábulas e cordéis, observando a estrutura desses
gêneros.
• Procedimental: Transformar fábulas em cordéis. Montar
coletânea.
• Atitudinal: Desenvolver de atitude de respeito durante o trabalho
em grupo e valorizar as etapas da escrita até obtenção do produto
final.
8. Duração: 1- bimestre.
9. Apresentação do projeto (produto realizado/produto final):
Apresentações de cordéis e montagem de uma coletânea.
10. Avaliação e autoavaliação:
Responda às questões: Você gostou de fazer o trabalho? De qual parte
mais gostou? O que você faria de diferente? Quais histórias você ainda
não conhecia? O que você aprendeu ao fazer todo o trabalho? 
 FONTE:http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br

TEXTO:REUNIÃO

12 maneiras de transformar seu aluno em fã

12 maneiras de transformar seu aluno em fã
Brasilio Neto

Manter um aluno por dois, três anos e relativamente fácil, com as dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptar-se a um currículo totalmente novo, novas regras, etc.

O problema e que essa tática não garante que os parentes daquele aluno se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o aluno, que n?o se sentira preparado para sua profissão, e também n?o vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição.

Um dos grandes desafios das escolas hoje e tornar seus alunos fãs, para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes. Veja algumas dicas:

1. Seja fonte de novas ideias: todos seus alunos estão preocupados, em graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso, futurólogos, economistas, etc.

2. Demonstre que você tem o conhecimento: o conhecimento que seus alunos esperam, muitas vezes, n?o e aquele que o professor passa na sala de aula. Que tal fornecer-lhes instruções básicas de economia, marketing pessoal e outros assuntos necessários para sobreviver lá fora? Desenvolva rápidos livrinhos sobre esses temas e distribua a seus alunos.


3. Transmita a imagem correta: se você quer que sua instituição de ensino seja reconhecida como a melhor da região, então faca com que tudo a sua volta reforce essa imagem. N?o e necessário contratar um decorador e cobrir seu escritório com tapetes e quadros caros, mas concentre-se no obvio. Ataque banheiros com ladrilhos faltando, paredes manchadas, plantas secas ou mortas. Assegure-se de que toda sua equipe se apresente bem, com uniformes em ordem. Mire-se no exemplo dos parques da Disney, que sabem que boa parte de sua imagem vem de seus faxineiros, com uniformes imaculadamente limpos e passados. O mesmo vale para suas serventes.

4. Conheça o aluno: n?o assuma que você entende os anseios e as necessidades de todos os alunos. Cada bairro da cidade, cada classe social produz pessoas com necessidades e vis? diferentes. Dentro de cada bairro, cada família possui suas peculiaridades. E dentro de cada família, cada pessoa tem seu modo único de pensar. Muitos colégios erram ao se apoiar em estudos referentes ao "aluno brasileiro médio". Ora, trabalhar com a média vai fazer, no máximo, que você crie uma escola igual as outras. Gaste algum tempo entendendo a comunidade que você quer atingir.

5. Demonstre que você esta aprendendo constantemente: esse e um componente chave para garantir o relacionamento escola-aluno. Para que um estudante sinta-se confortável com o passar do tempo, você deve mostrar que esta constantemente aprendendo, tornando-se mais atual, útil e competente. Ficar estagnado e fatal para qualquer instituição.

6. Comunique-se claramente: manter um entendimento claro e cristalino com seus alunos e mais importante do que nunca. Cuidado com aquelas circulares cheias de termos técnicos. Algumas s? escritas de uma maneira que só confunde os alunos e pais. Esqueça, portanto, as "atividades de campo interativas para observação da variedade da fauna nacional no Bosque e Jardim Botânico Municipal Memorial Etelvina Montes Farberbara.". Escreva "visita ao Jardim Botânico".

7. Seja acessível: mantenha suas portas abertas, esteja sempre pronto para falar com seus alunos. A grande parte não abusa dessa facilidade de acesso, embora eles se sintam mais seguros ao saber que podem contatá-lo sempre que precisarem. Diminua a burocracia entre a direção e os alunos.

8. Ouça: deixe o aluno falar e você vai acabar descobrindo exatamente o que ele deseja para que suas aulas e sua escola sejam ainda melhores. Somente quando você tem uma imagem bem clara dos motivos e preocupações dos estudantes e que você pode montar uma escola especifica para aquela realidade. Abuse de caixas de sugestões e - por que não - reuniões com representantes de alunos.


9. Pense como o estudante: foque no que agradou a você como aluno, quando você sentava do outro lado da sala, bem como as coisas que fizeram você trocar de escola ou faculdade. Assegure-se de praticar a primeira parte, e evitar a segunda. E resista a tendência comum de achar que o que e bom para a sua escola e automaticamente bom para os alunos. N?o e, mas o inverso e verdadeiro: o que e bom para seus alunos, no final das contas, vai ser bom para sua instituição. Pense nessas leis sempre que for aprovar algo para sua instituição. Aquela nova ação vai tornar o estudo melhor, mais facil ou agradável?

10. Nunca decida o que um aluno quer: os estudantes querem conselhos, dicas, sugestão e não conclusão tempo todo. Então ofereça opções e alternativas. Ensine-os a pensar e analisar. Existe um espaço para verdades absolutas na escola (2 + 2 =4), mas ele n?o deve ser dominante no relacionamento com os alunos. Trabalhe para criar um cenário que permita ao aluno decidir, apontando aspectos positivos e negativos de algumas situações. Você estará desenvolvendo características que ser?o muito uteis para eles mais tarde.

11. Torne-se paranoico: Andy Grove, presidente da companhia de pecas de computador Intel, sugere que seu sucesso e resultado direto de sua paranoia. E a paranoia que o mantém engajado, atento e fazendo perguntas. Ele esta constantemente no limite e suas antenas estão sempre funcionando. Dessa maneira, e difícil alguma coisa passar despercebida ou pega-lo de surpresa. O mesmo vale para sua escola. Tenha uma equipe de paranoicos, atentos as mudanças das necessidades dos alunos, aos novos lançamentos de livros didáticos, as novas tendências. Ai, separe o que e paranoia do que e realmente util. Nada de ficar mudando de livros a cada lançamento: esteja atento, porem seja criterioso.

12. Se você não pode ajudar o aluno, seja honesto: a prova do profissionalismo e dizer n?o. N?o existe maneira de uma escola (ou professor) ser capaz de fazer tudo - e nem o estudante espera isso. Alunos querem soluções e boas e confiáveis. Se n?o for possível, diga. E melhor que prometer e n?o conseguir cumprir depois.
FONTE: http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br

TEXTO :REUNIÃO

A LIÇÃO DO JARDINEIRO




A LIÇÃO DO JARDINEIRO


Um dia, uma senhora, contratou pelo telefone um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.
Chegando em casa, a senhora viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade. Contudo, como já estava contratado, pediu para que o garoto executasse o serviço.
Quando terminou, o garoto solicitou à dono da casa permissão para utilizar o telefone, entretanto, estando próxima ao aparelho, a gentil senhora não pôde deixar de ouvir a conversa do garoto que ligou para uma mulher e perguntou:
"A senhora está precisando de um jardineiro?"
"Não. Eu já tenho um", foi a resposta.
"Mas, além de aparar a grama, frisou o garoto, eu também tiro o lixo."
"Nada demais, retrucou a senhora, do outro lado da linha. O meu jardineiro também faz isso."
E o garoto insistiu: "eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço."
"O meu jardineiro também, tornou a falar a senhora."
"Eu faço a programação de atendimento, o mais rápido possível."
"Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa."
Numa última tentativa, o menino arriscou: "o meu preço é um dos melhores."
"Não", disse firme a voz ao telefone. "Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom."
Desligado o telefone, a dona da casa disse ao jardineiro: "Meu rapaz, não pude deixar de ouvir a conversa. Que pena, você perdeu um cliente."
"Claro que não", respondeu rápido o garoto. "Eu sou o jardineiro dela. Fiz isto apenas para medir o quanto ela estava satisfeita comigo."


Em se falando do jardim das afeições, quantos de nós teríamos a coragem de fazer a pesquisa deste jardineiro? E, se fizéssemos, qual seria o resultado? Será que alcançaríamos o grau de satisfação da cliente do pequeno jardineiro?
Será que temos, sempre em tempo oportuno e preciso, aparado as arestas dos azedumes e dos pequenos mal-entendidos? Ou estamos permitindo que se acumule o lixo das mágoas e da indiferença nos canteiros onde deveriam se concentrar as flores da mais pura? Como temos lubrificado nossas “ferramentas” de trabalho?

***
A identidade que damos à função que exercemos, florescem nos pequenos detalhes. Como gotas de chuva que umedecem o solo ou como o sol abundante que se faz generoso, distribuindo seu calor.

FONTE :http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br

TEXTO: REUNIÃO

Família é responsável por 70% do desempenho escolar da criança

Família é responsável por 70% do desempenho escolar da criança


Pesquisa divulgada hoje pela coluna "Valor Humano", de Gilberto Dimenstein, na Rádio CBN, mostra que o contexto familiar é responsável por 70% do desempenho escolar de um estudante. O desempenho do aluno varia de maneira positiva ou negativa levando em conta a escolaridade dos pais, as condições financeiras e também o acesso à cultura, como teatro, cinema ou livros. Somente os outros 30% restantes ficam por conta da escola, que interfere na formação humana e acadêmica do estudante.
A conclusão surgiu de uma revisão da literatura sobre desempenho escolar existente no Brasil realizada pela Fundação Itaú Social. O trabalho visava orientar gestores a definir políticas públicas na área, tendo como base as evidências que aparecem nas pesquisas acadêmicas, esclarecendo resultados que, isolados, são muitas vezes conflitantes.

Essa revisão mostrou que todas as pesquisas analisadas sejam internacionais ou nacionais, mostravam que a grande parte do desempenho escolar está relacionada às características familiares do aluno. De acordo com Fabiana de Felício, responsável pelo estudo no Itaú Social e consultora do MEC, a educação é um bem transmitido de geração a geração e pode ser boa quanto ruim. "São fatores principais o nível de escolaridade do pai e da mãe, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais. Todo o resto acaba sendo derivado disso." A pesquisadora ainda disse que os estudos mostraram que o aluno já chega á escola (no início do Ensino Fundamental) com diferenças familiares que já o colocam em vantagem ou desvantagem em relação aos demais alunos. Ou seja, sua condição e estrutura familiar já fazem com que ele tenha resultados melhores ou piores.

Fonte: Informativo BIS – Jornal do SINEP/MG (Sindicato das escolas particulares de Minas Gerais)
FONTE :http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br

PROJETO AUTO-ESTIMA – EDUCAÇÃO INFANTIL





PROJETO AUTO-ESTIMA – EDUCAÇÃO INFANTIL

“Construir ações tendo a vida como centro,
Ser interlocutores entre as diferentes culturas,
Resgatar a polifonia* da cultura de cada Ser Humano,
Estimular a corporeidade da auto-estima, da auto-sustentação e
auto-valorização,
Preparar os participantes para que sejam sujeitos de suas próprias vidas,
Ter compreensão crítica do lazer, da saúde, da educação, frente ao mundo
do trabalho, para a construção da cidadania para todos e,
Fazer uma leitura da realidade, problematizá-la buscando soluções
para os conflitos...”

(*POLIFONIA = Termo musical para designar várias melodias que se desenvolvem independentemente, mas dentro da mesma tonalidade.
Ref.: http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Polifonia)

1 – OBJETIVOS

Desenvolver competências sociais em crianças de quatro a cinco anos;
Mostrar como serem amigas;
Exercitar a identificação, sensibilidade, empatia e fala pública sobre diferentes sentimentos;
Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva;
Ajudar a expressarem sentimentos que lhe desagradam.


2 – PÚBLICO ALVO

Crianças de quatro a cinco anos;


3 – RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

Recursos Materiais: cartolinas, canetas hidrográficas, revistas velhas, espelhos;

Recursos Humanos: Professor como mediador.


4 – QUESTÕES RELEVANTES

O que é a amizade;
Amizade é o mesmo que amor?
O que é um amigo de verdade?
Qual a importância de um amigo?
O que é o medo?
Que coisas nos fazem felizes?
Por que ficamos tristes?
O que nos deixa com raiva?
Como não falar a um amigo?
Como falar com um amigo?

Entre outras questões levantadas pelas próprias crianças.




5 – FONTES DE REFERÊNCIA

http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario;
Antunes, Celso – Fascículo 6 da Coleção Na Sala de Aula / Alfabetização Moral em Sala de Aula e em Casa, do Nascimento ao Doze anos. Petrópolis. Editora Vozes. 2.Edição. 2002.
Antunes, Celso – Fascículo 7 da Coleção Na Sala de Aula / Um Método para o Ensino Fundamental: O Projeto. Petrópolis. Editora Vozes. 2.Edição. 2002.
http://www.scribd.com/doc/6689619/Projeto-Os-Valores
http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-amizade-no-ambiente-escolar-e-social-1412104.html
http://ufpel.edu.br/~bonorino/index.htm
http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=livros&rlz=1R2SUNC_pt-BRBR374&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi



6 – COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

Afetividade;
Autoestima;
Otimismo;
Controle dos Impulsos;
Empatia – Compreensão do Outro;
Prestatividade e Solidariedade;
Sinceridade;
Empatia no Ouvir;
Comunicação Interpessoal;
Pensamento Dirigido;
Autoconhecimento;
Administração das Emoções


7 – FASES DO PROJETO


ABERTURA

Mediadores, pais, professores, pessoas da comunidade, especialmente convidados discutem e elegem as competências desejadas e a seleção de questões que a culminância do projeto responderá.


O TRABALHO PRÁTICO – ESTRATEGIAS

PREPARAÇÃO DO ROTEIRO

Os professores e os Mediadores escreverão roteiros de apresentações teatrais simples, cuja duração não deve exceder 15 minutos e que devem vivenciar cenas do cotidiano dos alunos envolvendo temas de relações interpessoais para ajudarem as crianças aprenderem como serem amigas, reconhecerem e falarem sobre diferentes sentimentos, lidarem com a verdade e com a mentira, com a ira e com a dor, com o medo e a tristeza, com a alegria e com a felicidade e como expressarem o que lhes agrada e desagrada. Essas pequenas peças podem simular situações do pátio da escola, disputa por lugares, formas de abordagem, etc.

ENSAIO

Para cada encenação haverá um grupo de “atores” e de outro de “espectadores”, mas todos os alunos nas diferentes peças desenvolverão ambos os papéis. Durante o ensaio não deve ocorrer à prioridade de “lições de conduta” ou julgamento sobre “atitudes certas ou erradas” ainda que o aparecimento destas possa gerar uma resposta serena e coerente por parte do intermediador. Os Mediadores poderão ou não o introduzir o “ponto” com um ator que não aparece, ajudando os atores nas falas a serem praticadas.




APRESENTAÇÃO

A apresentação de cada peça se dará de forma similar a qualquer apresentação teatral.

DEBATES

Após a encenação deverão ocorrer os debates, envolvendo inicialmente apenas os alunos e os Mediadores. Nesse debate deve prevalecer a solicitação de opiniões sobre atitudes, gestos, posturas, ações ainda que as mesmas não devam suscitar julgamentos morais por parte dos professores. Não existe um tempo prescrito previamente para a duração dos debates, embora os Mediadores devam mostrar sensibilidade para não o prolongarem além dos limites do interesse por parte dos alunos envolvidos.

SÍNTESE CONCLUSIVA

Concluído os debates os Mediadores sintetizarão as conclusões gerais, enfatizando o que se levou os alunos a aprenderem com a atividade.

FECHAMENTO

É extremamente importante destacar que os valores e os ensinamentos conquistados necessitem ser retomados em momentos e circunstâncias diferentes, internalizando-se nas atitudes dos professores, contextualizando-se aos temas curriculares desenvolvidos. Em verdade, a encenação, debate e síntese conclusiva jamais devem encerrar a atividade, antes abrir espaço para práticas sobre novas formas de relacionamento e emprego constante das habilidades sociais no cotidiano dos alunos.

8 – LINGUAGENS APLICADAS

Importante atividade de reforço é, em outra oportunidade, reunirem-se os participantes do Projeto solicitando que expressem através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, desenhos, corais, etc. – os valores desenvolvidos e supostamente apreendidos durante a atividade.

Atividade extremamente enriquecedora é utilizar diferentes estratégias de comunicação, conforme as inteligências humanas suscitadas – lingüística, lógica-matemática, visuo-espacial, sonora, cinestésico-corporal, naturalista, intra e interpessoal – e organizar painéis ou murais expressando os valores assumidos.

9 – AVALIAÇÃO

A forma de avaliação será desenvolvida através da comparação de relatórios organizados por todos os elementos da equipe docente avaliando as atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio da escola, antes e depois da realização de cada encenação, enfatizando a eventual permanência, após seis meses ou mais, de valores eventualmente assumidos.

fonte:http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br

PROJETO: Animais Selvagens

PROJETO: Animais Selvagens





PROJETO: Animais Selvagens
Área de conhecimento: Natureza e Sociedade

Duração: quatro meses

Justificativa:

Escolhi estudar os animais selvagens porque este tema desperta grande interesse por parte dos alunos e poderá através de diferentes fontes de pesquisa pode oferecer um conhecimento básico sobre a vida animal e suas principais características, e também, sobre a região a que pertencem esses animais.

Objetivos:
• Desenvolver o interesse pelo mundo que nos rodeia, valorizando – o e respeitando as diferentes espécies de seres vivos.
• Obter informações de diferentes fontes, não centrada no professor.
• Ter conhecimento das características básicas de alguns animais selvagens, bem como seu habitat.

Objetivo Especifico:

- Oferecer oportunidade à criança de participar com atenção e interesse de todas as propostas de trabalho:
- Retirar informações (com a ajuda do professor) a respeito das imagens contidas nos textos;
- Estabelecer comparações sobre a diversidade das formas de vida.




Conteúdo:

- Características físicas dos animais
- Alimentação
- Habitat
- Ataque e defesa
- Hábitos e curiosidades.

Orientações Didáticas:

• Selecionar materiais (livros, revistas, fotos e vídeos).
• Promover rodas de conversas para levantamento prévio.
• Promover situações de aprendizagem através da busca de informações nas diversas fontes, da troca de informações e idéias sobre o assunto.

Encaminhamentos:

- Exibir a fita de vídeo – “ O Rei Leão”
- Listar os animais que iremos estudar
- Elaborar roteiro do que queremos saber sobre eles.
- Dividir a classe em grupos para pesquisas.
- Pesquisar em livros, revistas e vídeos a vida dos animais selecionados.
- Selecionar, discutir e organizar as informações coletadas.
- Confeccionar painel sobre o tema com figuras e legendas.
- Confeccionar uma maquete com os animais estudados e seu habitat.

fonte:http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br

SUGESTÕES DE LIVROS QUE ABORDAM TEMAS REFERENTES À EDUCAÇÃO ESPECIAL

 Livros que abordam temas referentes à educação especial.





LITERATURA INDICADA

A seguir apresentaremos algumas sugestões de livros que abordam temas referentes à educação especial.

HIPERATIVIDADE – Como lidar?
Abram Topczewski Casa do Psicólogo
HIPERATIVIDADE – Como Ajudar seu filho
Maggie Jones Plexus Editora
Jogo Infantil e Hiperatividade
Juliana Monteiro Gramatico Barros Ed. Sprint
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: O que é? Como ajudar?
Luiz Rohde e Edyleine Benczik Editora Artes Médicas
Psicofarmacologia da Criança
Marcos Tomanik Mercadante Ed. Memnom
Novas Abordagens do Diagnóstico Psicologico da Deficiência Mental
Leila Maria da Cruz Evangelista Ed. Vetor
Autismo e Família – Uma pequena grande História de Amor
Maria Stela de Figueiredo Avelar Edusa
Deficiência Mental, Sexualidade e Família
Maria Helena S. Sprovieri; Francisco B. Assumpção Jr. Editora Manole
Aprendendo sobre a Deficiência Mental – Um Programa para Crianças
Solange Leme Ferreira Ed. Memnom
Lazer e Deficiência Mental
Silvana M. Blascovi-Assis Ed. Papirus
Compreendendo a Deficiência Mental
Maria Teresa Egler Mantvan Ed. Scipione
Autismo Infantil - Fatos e Modelos Marion Leboyer Papirus
Enfrentando o Autismo
Marie Domenique Amy Jorge Zahar
Autismos
Paulina Rocha Ed. Esauta
A criança em Desenvolvimento
Helen Bee Artmed
A Família e o Desenvolvimento Individual
Donald W. Winnicott Martins Fontes
Neurologia Infantil Vol 1 e 2
Saul Cypel e Aron Diament Atheneu

SITES SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS
Abaixo alguns sites que trazem assuntos relacionados a pessoas com necessidades especiais.
ABRA – Associação Brasileira de Autismo www.autismo.org.br
AUMA – Associação dos Amigos da Criança Autistawww.autista.org.br
Autimismo – (sobre autismo) www.autimismo.com.br
Cidadão Eficiente – (sobre deficiências) www.cidadaoeficiente.com.br
Deficiente Eficiente – (sobre deficiências)www.deficienteeficiente.com.br
Defnet – (sobre deficiências) www.defnet.org.br
Entre Amigos – (sobre deficiências) www.entreamigos.com.br
Fundação Síndrome de Down www.fsdown.org.br
Rede Saci – (sobre deficiências) www.saci.org.br
Revista Sentidos – (sobre deficiências) www.sentidos.com.br
Centro de Referência – (sobre educação especial)
SUGESTÕES DE FILMES COM TEMAS ABRANGENDO ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA:


1. A Canhotinha
Deficiência física
2. A Cor do Paraíso
Filme iraniano - O filme começa com Mohamed esperando seu pai vir buscá-lo para as férias, na escola especial para cegos onde estuda. A espera é longa, pois o seu pai está relutante em levá-lo para casa, por pensar que o filho cego atrapalhará suas pretensões de se casar de novo.
3. A Força de um Campeão
A luta e força de vontade de um rapaz de 18 anos contra o câncer que o obriga a amputar a perna. Com o objetivo de conseguir doações para instituições que trabalham com cancerosos, ele resolver atravessar todo o Canadá com apenas uma perna.
4. A História de Peter
5. A Maçã
Iraniano - trata de um isolamento social de duas meninas gêmas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando
6. A Pessoa é para o que Nasce
História de 3 irmãs cegas de Campina Grande, Paraíba – Roberto Berliner
7. À Primeira Vista
Uma arquiteta está de férias em um hotel e apaixona-se pelo massagista cego. Convence-o a submeter-se a uma operação para que ele volte a enxergar. O filme é baseado em fatos reais e mostra as dificuldades do voltar a enxergar.
8. À Procura de Mr. Goodbar
Baseado na história real de uma professora de deficientes auditivos.
9. Á Sombra do Piano
(Under the piano) Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação
10. AfterLife
Alison Peebles - Relação de uma moça com síndrome de Down com seu irmão
11. Além dos meus olhos
Ethel cega e casada com James, que tem a mesma deficiência. Apesar das dificuldades, os dois sempre viveram bem, mas as coisas se complicam quando descobrem que não podem ter filhos e que, para adotar uma criança, terão de lutar contra a burocracia do Estado e a desconfiança dos assistentes sociais.
12. Amadeus
Mostra no início, sintomas da Síndrome de Tourette
13. Amargo Regresso
Um capitão das forças armadas americanas vai lutar no Vietnam e sua mulher decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele.
14. Amy
Visual e auditiva - Uma vida pelas crianças. Conta a história de uma mulher que deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar.



15. Asas da Liberdade
Um ex-combatente do Vietnam é internado depois de um surto psicótico. Durante o transe, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes.
16. Belinda
(1948) Deficiente auditiva surda e muda com Jane Wyman, que ganhou o Oscar.
17. Benny e Joon: Corações em conflito
(Benny and Joon) Nesta comédia romântica, Benny (Aidan Quinn) e Joon (Mary Stuart Masterson) são irmãos. Ele, mais velho, toma conta dela. Quando perde uma aposta, Benny tem que fazer um favor a um amigo e trazer para casa mais um maluquinho, Sam (Johnny Depp), que vive imitando Charlie Chaplin e Buster Keaton. Sam e Joon se apaixonam, e pela primeira vez Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la e tendo que aceitar que Joon pode e quer ter sua própria vida.
18. Bicho de Sete Cabeças
(2000) - 80 minutos - Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais.
Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação
entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que
suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.
19. Blink - Num Piscar de Olhos
Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de
atraso.
20. Carne Trêmula
Uma briga de casal acaba em troca de tiros com a polícia, um dos policiais é baleado e
fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de
basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do
ex-policial.
21. Castelos de Gelo
Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em
campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de
recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.
22. Cegos, Surdos e Loucos
Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas testemunhas de um assassinato.
Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os
perseguem.
23. Dançando no Escuro
Uma imigrante tcheca leva uma vida dura trabalhando em uma usina nos EUA.
Descobre que está perdendo a visão dia após dia e tenta esconder isso de todos,
principalmente de seu filho, geneticamente condenado a também desenvolver a doença.
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes como melhor filme e melhor atriz.
24. De Porta em Porta
Paralisia Cerebral - Sinopse: Rapaz, que sofreu mal uso do fórceps no nascimento,
busca colocação no mercado de trabalho como vendedor. Como todos o rejeitam, por
sua deficiência, se predispõem a aceitar uma área na qual vendedor algum teve
resultado. além do êxito, conquista destaque entre os vendedores.Verídico.
25. Desafio sem limites
Jogador de futebol americano, no auge da carreira, fica cego. Inconformado, se mete em
confusão e é preso. Recebe a visita de um dentista que ficou paraplégico devido a um
acidente e que lhe propõe uma inusitada parceria: enfrentarem, juntos, o campeonato de
canoagem de Gold Hill. Baseado em fatos reais.
26. Do Luto à Luta
De Evaldo Mocarzel, documentário sobre como os pais recebem a notícia de que os
filhos nasceram com síndrome de Down


27. Dr. Fantástico
Um ataque nuclear acidental gera uma confusão entre EUA e União Soviética. O
conselheiro do presidente americano, que dá nome ao filme, é paraplégico.
28. E aí meu Irmão, cadê você ?
Fugitivos da prisão estão acorrentados um ao outro. Na fuga encontram um profeta cego
e um vendedor de bíblias com um só olho.
29. Eterno Amor
Un long dimanche de fiançailles - Mathilde tem deficiência física, em virtude de
poliomelite adquirida na infância. Mas a deficiência nunca foi obstáculo para impedi-la de
correr atrás de seu amor e não mediu esforços para conseguir o que realmente
desejava.
30. Experimentando a Vida
(1999) - 103 min. Molly McKay é uma mulher de 28 anos que é intelectualmente lenta,
pois sofre de autismo desde a infância. Ainda muito jovem foi internada, mas agora, com
o fechamento da instituição, Buck McKay, seu irmão, fica com sua guarda. Buck não a
via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos eram dois estranhos.
31. Experimentando a vida
(Molly) Aos 28 anos Molly, que é autista, volta a viver com seu atarefado irmão, após
deixar a instituição onde morava. A relação entre os dois é difícil, até que Molly aceita
submeter-se a um tratamento revolucionário.
32. Feliz Ano Velho
Adaptação do best-seller autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, conta a história de
um universitário que fica tetraplégico após um mergulho. Vencedor de sete prêmios no
Festival de Gramado, incluindo melhor roteiro.
33. Filhos do Silêncio
Professor leciona linguagem dos sinais para deficientes auditivos. Apaixona-se por uma
surda-muda que tem dificuldades para relacionar-se com os outros. Oscar e Globo de
Ouro de melhor atriz e Urso de Prata no Festival de Berlim para direção.
34. Forrest Gump - O Contador de Histórias
Quarenta anos da História dos EUA vistos pelos olhos de um rapaz com QI abaixo da
média. Há também um amputado das pernas. Oscar de melhor filme, ator, diretor,
roteiro, montagem e efeitos especiais.
35. Fotografia
36. Frida
História de Frida Kahlo, pintora mexicana que sofreu um acidente aos 17 anos - trata de
deficiência física e traz uma mensagem de coragem e força.
37. Gaby - Uma História Verdadeira
A história de Gaby Brimmer que, sem andar, falar nem mexer as mãos, escreveu um
livro com o pé e uma maquina de escrever elétrica.
38. Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
Gilbert sustenta a família desde a morte do pai. Sua mãe é obesa e seu irmão deficiente
mental. A chegada de uma jovem muda sua vida.
39. Johnny vai à Guerra
Um jovem retorna da primeira guerra mundial sem os braços, pernas e um pedaço do
rosto.
40. Lágrimas do Silêncio
Atriz surda-muda deixa a filha com seus pais enquanto recupera-se da morte do marido.
Sua mãe apega-se à neta e pede sua guarda na justiça.
41. Leon Y Olvido
Síndrome de Down
42. Liberdade para as borboletas
43. Lua de Mel
Casal de ingleses embarca em um cruzeiro onde conhecem um casal formado por uma
linda mulher e um cadeirante. Este, sádico, conta aos ingleses a trajetória de seu
romance, da paixão ao desencanto.
44. Luzes da Cidade
Carlitos apaixona-se por uma florista cega e se envolve nas maiores trapalhadas
buscando dinheiro para recuperar a visão da moça. .
45. Mar Adentro
Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à
sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso
a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na
justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a
igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares
46. Melhor Impossível -foi um grande avanço.
Jack Nicholson deu à Desordem Obsessiva-Compulsiva um rosto.
47. Mentes que brilham
(Litlle Man Tate), EUA, 1989, dirigido por Jodie Foster. Tendo no elenco a própria Foster,
Dianne Wiest, Adam Hann-Byrd, o enredo conta a história de uma jovem operária, mãe
solteira de uma criança que se revela superdotada, tendo como inspiração a própria
história de Jodie, a qual foi uma criança-prodígio, enfrentando muitos desafios em sua
vida, tais com aceitação e no filme o pequeno também encontra muitos problemas a
enfrentar.
48. Meu filho meu mundo
Autismo - Drama feito para televisão a partir da obra de Barry N. Kaufman. É retratada a
luta de um casal que tem um filho autista de três anos de idade e todo empenho e
dedicação da família para integrá-lo à sociedade. São abordados temas como a
deficiência mental e questões ligadas à psicologia, infância e adolescência.
49. Meu Nome é Rádio
Na Carolina do Sul, o técnico de futebol americano Harold Jones (Ed Harris) faz amizade
com Radio (Cuba Gooding Jr.), um estudante de colegial que é deficiente mental. O
relacionamento do dois dura décadas e Radio se transforma de um garoto tímido e
atormentado a uma inspiração para a comunidade onde vive.
50. Meu Pé Esquerdo
A história real do escritor irlandês Christy Brown, portador de paralisia cerebral, que
aprende a pintar e escrever com seu pé esquerdo. Oscar de melhor ator e atriz
coadjuvante.
51. Mr. Holland - Adorável Professor
Um homem que quer compor uma sinfonia trabalha como professor para sustentar a
família. Ao descobrir que seu filho nascera surdo, sofre e decide organizar um concerto
para deficientes auditivos.
52. Nascido em 4 de Julho
Soldado americano é ferido no Vietnam e fica paraplégico. Torna-se um ativista político
contrário à posição americana na guerra e é visto como um traidor. Baseado em história
real e vencedor do Oscar de Direção e Montagem.
53. Nell
Nell foi criada sem nenhum contato com o mundo. É descoberta por um médico e uma
psicóloga que tentam descobrir como foi sua vida até então.
54. Nenhum a Menos
Uma garota chega a uma aldeiazinha no interior da China para substituir o antigo
professor que precisa fazer uma viagem. Quando um aluno foge da escola, ela decide a
qualquer custo reaver o aluno.
55. Nicky e Gino
Nick é preso à infância por um retardo mental, fã apaixonado do Hulk e lixeiro por
ocupação. Gino é o irmão de Nick, que começa sua carreira de médico e tem uma pósgraduação
esperando-o em Stanford. Os dois são órfãos e vivem em Pittsburgh. Nick é
um poço de simpatia e ingenuidade e depende de Gino para se livrar da hostilidade do
mundo.
56. Ninguém é perfeito
(Flawless) - o Robert de Niro sofre um derrame, recebe lições de uma drag queen... o
filme é meio piegas...

57. Nós Sempre o Amaremos
(No Child of Mine, EUA, 1993, direção de Michael Katieman, com Paty Duke, Tracy
Nelson e Markus Flanagen)
Pais pobres entregam para adoção seus filhos gêmeos, que nasceram com graves
problemas de saúde, sendo um cardíaco e o outro portador da síndrome de Down; mas
a avó, não gostando da atitude, resolve lutar pela guarda das crianças.
58. O Aviador
Trata do TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo - um filme belíssimo com o Leonardo
de Capri, que conta a história da aviação
59. O Colecionador de Ossos
Um brilhante investigador policial fica tetraplégico após sofrer um acidente. Isso não o
impede de continuar seu trabalho, desvendando um assassino em série, com a ajuda de
uma jovem e dedicada policial.
60. O Despertar para Vida
(The Waterdance) - Michael Steinberg, de 1991, a convivência de alguns lesados
medulares em um centro de reabilitação.
61. O Domador de Cavalos
Deficiência física
62. O Enigma de Kaspar Hausen
história de uma indíviduo que nunca teve contato com a civilização e passa por um
processo de aprendizagem
63. O Franco Atirador
Conta a história de três amigos, dois deles paraplégicos, e as conseqüências da guerra
do Vietnam em suas vidas.
64. O Garoto Selvagem
Conta a historia das experiências pedagógicaas de Itard
65. O Garoto que Podia Voar
(The boy who could fly) - Após a morte dos pais num acidente de avião garoto se fecha e
não conversa com ninguém. Ele vive com o tio alcoólatra e é tratado como autista. Na
escola, porém, se torna amigo de uma bela jovem, que conquista sua confiança e o faz
voar sobre a cidade.
66. O Grande Lebowski
Lebowski joga boliche, usa drogas e escuta rock o dia inteiro. A confusão começa
quando ele é confundido com um milionário paraplégico e passa a ser perseguido por
bandidos, seqüestradores, advogados e pela própria polícia.
67. O Homem Elefante
Baseado em história real, um homem deformado por uma doença congênita trabalha em
um circo de aberrações. Com a ajuda de um médico, tenta recuperar sua dignidade.
68. O Jarro
Iraniano - um profesor que trabalha numa escola numa aldeia e seus alunos bebem
água de um jarro enorme. este jarro um dia aparece rachado e se desenrola toda a
trama da história.
69. O Lutador
( História de Dun)
70. O Milagre de Anne Sullivan
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer
com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e
entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto
com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca
terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
71. O Milagre de uma Mãe
História de uma mulher que adota, cria e descobre o talento musical em um paralítico
cerebral
72. O Oitavo Dia
Empresário estressado vaga sem rumo pelas estradas francesas. Quase atropela um
portador de Síndrome de Down e acaba levando-o no carro. Uma forte amizade
desenvolve-se entre os dois. Prêmio de melhores atores em Cannes.
73. O Óleo de Lorenzo
Baseado em fatos reais, o filme conta a luta dos pais de Lorenzo para salvá-lo de uma
doença rara diagnosticada como incurável.
74. O Ovo da Serpente
Filme de Ingmar Bergman sobre o nascimento de um novo líder, Adolf Hitler, no anos 20
75. O Pequeno Milagre
(Simon Bird) - Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu.
Lutando com as armas da paz, contra a indiferença dos pais e o preconceito da cidade
onde mora, ele encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e raciocínio.
76. O Piano
Uma deficiente auditiva casa-se com um proprietário de terras. Ela comunica-se através
de um piano.
77. O Povo contra Larry Flynt
Biografia do criador da revista pornográfica Hustler e sua luta pela liberdade de
expressão. Sofre atentado que o deixa paraplégico.
78. O Silêncio
Iraniano - história de um menino cego que se orienta pelo sons e trabalha num local
afinando instrumentos musicais e conhece o mundo por outros canais
79. O Sino de Anya
(Anya's bell) - Mulher cega encontra em seu vizinho, um garoto de 12 anos, a amizade
e a ajuda para enfrentar a vida.
80. Os Amantes do Pont-neuf
A história de amor de dois moradores de rua, ela cega de um olho.
81. Os Camelos Também Choram
Da Mongólia, uma camela da a luz a um camelinho albino e rejeita o bebê. Só a música
é capaz de fazê-la chorar, para então começar a amametar a cria.
82. Os Dois Mundos de Charly
(1968) Deficiente mental interpretado por Cliff Roberson que levou o Oscar
83. Os Filhos do Silêncio
(1986) Marleen Matlin (deficiente auditiva de verdade)ganhou o Oscar como atriz
principal
84. Os Melhores Anos de Nossas Vidas
(1946) - Com o fim da II Guerra, três veteranos retornam para casa e enfrentam
dificuldades para se reestabelecer à vida cotidiana.
85. Perfume de Mulher
O filme relata a história de um ex-capitão do exército, cego e amargo, e sua relação de
amizade com um jovem contratado para acompanhá-lo.
86. Prisioneiros do Silêncio
Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de
comunicar-se com ele.
87. Quando Tudo Começa
Filme frances de um diretor de uma escola infantil que se envolve com os problemas
locais de sua comunidade e luta com o governo francês pelo direito de todos na escola
88. Quatro Casamentos e um Funeral
A história de Charles, solteirão convicto, que fica apaixonado por Carrie e passa a
encontrá-la em casamentos e funerais. O irmão de Charles é um ator surdo.
89. Rain Man
Rapaz vai buscar irmão autista em asilo a fim de herdar a fortuna do pai sozinho. Os
dois desenvolvem amizade no caminho de casa. Oscar de melhor filme, ator, direção e
roteiro.
90. Rajadas de Fogo
Once a Thief
De John Woo, três ladrões - sendo um usuário de cadeira de rodas, sem nenhum
estereótipo de dependência -, decidem dar um último e retumbante golpe, roubando
obras de arte na Rivera Francesa, mas nem tudo sai como esperavam.
91. Ratos e Homens
George e Lennie buscam trabalho em uma fazenda da Califórnia. George cuida de
Lennie, que tem grande força física mas o cérebro de uma criança.
92. Ray
Jamie Foxx está entre os candidatos a melhor ator no Oscar por seu impressionante
retrato do cego Ray Charles
93. Rei Coragem
História, lutas e vitórias de um jovem com paralisia cerebral, Dan Keplinger, e sua
trajetória até ser consagrado como um artista plástico
94. Sem Medo da Vida
(Not afraid, not afraid) Esse filme fala de uma avó e seu neto com síndrome de Down,
aborda a questão da aceitação da família de uma forma interessante...
95. Sempre Amigos
A história da amizade dois meninos, um super dotado, porém com distrofia muscular e o
outro grande e forte, mas pouco inteligente e sem amigos.
96. Simples como amar
Jovem com leve problema mental volta de uma escola especial, porém entra em conflito
com sua mãe superprotetora que não aceita sua recuperação. com a Diane Keaton e
Juliette Lewis
97. Simples Como Amar
Narra a história de Carla, uma jovem com deficiência mental leve que depois de anos e
anos em escola especial descobre um novo mundo; sua mãe, cedendo aos apelos das
outras filhas e do marido e acaba concordando que Carla frequente uma escola inclusiva
para os ditos normais juntamente com as pessoas com alguma deficiência. Carla em sua
nova escola conhece Dany, também portadora de deficiência, porém independente,
trabalha que mora sozinha. Nessa fita fica a mensagem de como essa mãe deve
aprender com a filha a conviver com as diferenças e a respeitá-la.
98. Só Resta a Lembrança
(1951) Arthur Kennedy faz um soldado que perde a visão
99. Sonata de Outono
A história de um pianista e a relação com suas filhas, uma delas portadora de uma
doença neurológica degenerativa.
100.Testemunha do Silêncio
Menino autista e sua irmã testemunham assassinato de seus pais.
101.The Unconquered - Life of Helen Keller
Oscar de melhor documentário
102.Toulose Loutrec
103.Tudo pela Vida
Atriz de novela sofre acidente e vai recuperar-se na casa dos pais. É terrível com as
enfermeiras até desenvolver amizade com uma delas.
104.Uma Janela para o Céu
História de uma esquiadora que fica paraplégica em um acidente numa competição,
tornando-se professora e lutando pelo seu amor
105.Uma Lição de Amor
Com o Sean Penn, um pai com deficiência mental que luta na justiça pela guarda da
filha.
106.Uma razão para viver
(A Test of Love), Austrália, 1984. Dirigido por Gil Braaley, o filme tem em seu elenco
Angela Funch McGregor, Drew Forsythe, Wallas Eston. Por um erro de diagnóstico,
vítima de paralisia cerebral é enviada a instituição para doentes mentais. Uma
professora (McGregor) descobre o erro e tenta repará-lo.
107.Uma Segunda Chance
Um advogado arrogante perde a memória e tem que recomeçar a vida. Descobre como
estava causando mal a seus familiares e resolve mudar.


DESENHOS


1. Procurando Nemo -
Fala em superação de um peixinho diferente (ele tem uma nadadeirinha defeituosa)
2. Clilford
O cachorro vermelho de três pernas que é herói de desenho animado.
3. Dumbo
dispensa comentários...


DOCUMENTÁRIOS

1. Janela da Alma
Dezenove pessoas portadoras de deficiências visuais contam como se vêem, como
vêem os outros e como se relacionam com o mundo.
2. King Gimp
Vencedor do Oscar, esse documentário retrata a vida de um portador de paralisia
cerebral.
3. Refrigerator Mothers
David E. Simpson, J.J.Hanley e Gordon Quinn (2002, 53min)
Premiado filme da Kartemquin Educational Films, foi escolhido para a temporada 2002
da série de documentários P.O.V. (Point Of View) da Rede Pública de Televisão dos
EUA. Em julho de 2002. história de sete mães que foram responsabilizadas pelo autismo
de seus filhos. Uma terapia comum nos anos 60 era retirar a criança autista do convívio
de seus pai. mostra como aquelas mães conseguiram criar com sucesso seus outros
filhos, nos levando a refletir sobre a pouca compreensão que temos do establishment
médico.


COMERCIAIS

1. Comercial francês da pessoa normal num mundo adaptado para deficiente
http://www.ad-awards.com/inc/video.swf?id=104
Cinco campanhas institucionais para TV do Instituto.Meta Social
2. pianista (1996) – DM9DDB
3. carrossel (1998) – DM9DDB
4. garçonete (2002)- GionanniFCB
5. adolescente(2003)- GiovanniFCB (Paula Werneck)
6. diferenças (2005- GiovanniFCB
CLIPS
1. Clip do Garth Brooks música Standing Outside the Fire, onde o protagonista é um
menino com síndrome de Down, é muito legal e fala muito de inclusão.
CURTAS
1. Ilha das Flores
Onde mostra a pobreza, o lixo, e a falta de inclusão social
2. Tony Melendez
Documentário sobre o violonista sem braços
http://www.gracers.com/re052005B.htm
3. Video da moça com SDde Florianópolis
Tema: Altas Habilidades/Superdotação: AH/SD
A Excêntrica Família de Antonia.
Matilda
A Pequena Espiã
Lances Inocentes
A família Tenaumam
Billy Elliot
Prenda-me se for Capaz
(Incluídas sugestões fórum inclusão até 30/7)








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Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador
Gilbert sustenta a família desde a morte do pai. Sua mãe é obesa e seu irmão deficiente mental. A chegada de uma jovem muda sua vida.
Forrest Gump – O Contador de Histórias
Oscar de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e efeitos especiais. Quarenta anos da história dos Estados Unidos, visto pelos olhos de um rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.
O Oitavo Dia
O filme ganhou prêmio de melhores atores em Cannes. Um jovem com Síndrome de Down quase é atropelado por um empresário que não está em um dos seus melhores dias. A partir daí nasce uma profunda e emocionante amizade entre os dois.
Prisioneiros do Silêncio
Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de se comunicar com ele.
Rain Man
Rapaz vai buscar irmão autista em asilo a fim de herdar sozinho a fortuna do pai. No caminho, os dois iniciam uma grande amizade. Oscar de melhor filme, ator, direção e roteiro.
Simples como amar
Jovem com leve problema mental volta de uma escola especial, porém entra em conflito com sua mãe super protetora que não aceita sua recuperação.
Testemunha do Silêncio
Um casal de irmãos tstemunham o assassinato dos pais, sendo o menino autista. Um dos maiores especialistas no tratamento de crianças autistas é chamado para ajudar a desvendar o crime.
Uma Lição de Amor – (I am Sam)
O filme acompanha a trajetória de Sam Dawson, um adulto com a idade mental, a inocência e a sinceridade de uma criança de sete anos. Um homem que o destino quis que se tornasse pai solteiro de Lucy. Embora tivesse dificuldades, com a ajuda de amigos muito especiais, Sam conseguiu fazer dos primeiros anos de vida de Lucy, uma infância repleta de amor e alegria.
Uma Mente Brilhante – (A Beautiful Mind)
Um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o prêmio Nobel.


 GLOSSÁRIO

Reunimos aqui alguns termos usados por médicos e profissionais, que poderão auxiliar a melhor compreensão do assunto.

Afasia - Perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral.
Anorexia - Perda ou diminuição do apetite.
Audição - O sentido através do qual percebemos os sons. Capacidade de ouvir.
Autismo - Distúrbio emocional de criança caracterizada por isolamento e falta de comunicação.
Aspecto Cognitivo - Referente a aquisição do conhecimento.
Atraso Mental - Funcionamento do pensamento abaixo da média esperada para a idade cronológica.
Avaliação Psicológica - Avaliação do desenvolvimento do pensamento e de aspectos emocionais, que envolvem o comportamento.
Avaliação Psiquiátrica - Avaliação para diagnóstico de anormalidades orgânicas que podem causar alterações no comportamento e perturbações mentais.
Avaliação Pedagógica- Avaliação do processo de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos. Avalia
também o nível de escolaridade.
D.C.M. - Disfunção Cerebral Mínima - Lesão cerebral mínima.
Decúbito Dorsal - Posição deitada de barriga para cima.
Decúbito Lateral - Posição deitada virado de lado.
Decúbito Ventral - Posição deitada de barriga para baixo.
Deficiência Mental - Funcionamento da inteligência em nível abaixo da média esperada para a idade. Limitação intelectual.
Dificuldade de Aprendizagem - Dificuldades específicas para adquirir certos tipos de habilidades ou conhecimentos embora a inteligência seja considerada normal.
Distúrbio de Comportamento - Presença de comportamentos que não se adaptam ao contexto social e cultural. Condutas que podem prejudicar o indivíduo ou a terceiros.
Discalculia - Dificuldade para a realização de operações matemáticas.
Disgrafia - Dificuldade relativa à capacidade de escrever.
Dislexia - Dificuldade no processo de leitura.
Disortografia - Dificuldade na expressão da linguagem escrita.
Distrofia Muscular - Doença muscular caracterizada pelo enfraquecimento e atrofia dos músculos esqueléticos.
Dispnéia - Dificuldade de respirar.
Ecolalia - Repetição de palavras ou frases ditas por outra pessoa, sem a compreensão do significado da palavra.
Electroencefalograma (EEG) - Registro gráfico de atividade elétrica do cérebro.
Encefalite - Inflamação do cérebro.
Endógeno - Que é devido a causas internas.
Epilepsia - Nome dado a um grupo de doenças nervosas e caracterizadas principalmente por convulsões de várias formas e graus e ou distúrbios de consciência.
Espástico- Indivíduo afetado por tensão excessiva nos músculos com aumento de resistência à flexão ou extensão, como nos casos de paralisia cerebral.
Esquema Corporal - Noção de organização do seu próprio corpo.
Estímulo- Fato que atinge o indivíduo provocando uma percepção.
Etiologia - Causa ou origem de uma condição ou doença.
Hemiplegia - Paralisia de um só lado.
Hipertonia - Estado no qual a musculatura apresenta um aumento de tonicidade.
Hipotonia - Estado no qual a musculatura apresenta fraca tonicidade.
Idade Cronológica - Idade real, contada em anos, desde o nascimento.
Idade Mental - Idade comparada ao nível em que a inteligência está funcionando.
Impulsividade- Forma de agir caracterizada pela satisfação do impulso, sem reflexão.
Lateralidade - Definição da prevalência do uso de um dos dois lados do corpo, uso preferencial de um pé, mão ou olho.
Lesão Mínima do Cérebro - Lesão que se pode verificar antes, durante ou depois do nascimento do indivíduo, provocada por traumatismo ou inflamação. Como conseqüência pode surgir dificuldade de aprendizagem.
Ludoterapia - Psicoterapia infantil. Uso de atividades de brinquedo no atendimento de crianças.
Maturação - Processo de desenvolvimento neurológico.
Modificação de Comportamento - Técnica utilizada para modificar o comportamento humano, baseada no condicionamento através de reforço positivo ou negativo e outras técnicas.
Percepção - Processo de organização e interpretação dos dados que são obtidos através dos sentidos.
Perseveração - Tendência de continuar uma atividade ininterruptamente.
Pinça Digital - Ato de segurar objetos usando o polegar e o indicador.
Preensão- Capacidade de segurar objetos.
Preensão Palmar - Ato de segurar objetos com a palma da mão sem o uso do polegar.
Prognóstico - Expectativa quanto ao futuro provável.
Prorioceptivo - Sistema sensorial que fornece informações referentes a posição e ao movimento dos membros do corpo.
Pronação - Posição com os braços voltados para baixo.
Praxia - Movimento intencional, organizado.
Reforço - Recurso utilizado para fortalecer (ou enfraquecer) um comportamento através de prêmios (reforço positivo) ou de castigos (reforço negativo).
Relaxação - Forma de intervenção terapêutica que visa a diminuição das tensões e o aumento da capacidade de cocentrar a atenção.
Retardamento Mental - Nível de funcionamento da inteligência abaixo da média.
Sensório Motor - Ligado às sensações e à motricidade.
Síndrome - Um conjunto de sinais e sintomas que determinam um quadro clínico.
Teste Psicológico - Processo padronizado, destinado a medir as características e o nível das capacidades intelectuais.
Tônus - Contração normal dos músculos.
Visão - Sistema de identificação, discriminação e integração dos estímulos visuais.

ALGUNS FILMES:

A COR DO PARAISO
CASTELOS DE GELO (deficiência sensorial)
DANÇANDO NO ESCURO
ETERNO AMOR
FORREST GUMP O contador de Histórias - (Deficiência Mental)
JANELA DA ALMA
LEÓN E OLVIDO
MR. HOLLAND, ADORAVEL PROFESSOR
NASCIDO EM 4 DE JULHO(deficiência física)
O HOMEM ELEFANTE (portador de neurofibromatose múltipla)
O OITAVO DIA (sindrome de down)
O ÓLEO DE LORENZO
PROCURANDO NEMO
PERFUME DE MULHER (deficiencia visual)
RAIN MAN ( autismo)
SONATA DE OUTONO
UMA LIÇÃO DE AMOR
UMA MENTE BRILHANTE (esquizofrenia)
O PIANO
AMARGO REGRESSO (deficiencia fisica)
Além dos meus olhos (deficiência visual)
Filhos do silêncio (deficiência auditiva)
À Primeira Vista - (Deficiência Visual)
Simples Como Amar - (Deficiência Mental)
O Óleo de Lorenzo - (Deficiência Física)
Meu Pé Esquerdo - (Paralisia Cerebral)
Perfume de Mulher - (Deficiência Visual)
O Despertar para a vida - (Deficiência Física)
O Domador de Cavalos - (Deficiência Física)
George o oitavo dia (Deficiência Mental)
Castelos de Gelo ( Deficiência Sensorial)
Adorável Professor ( Deficiência Sensorial)
O selvagem do Aveiron (Deficiência Mental)
Uma Lição de Amor (deficiência mental)
Amargo Regresso (deficiência física)
Murderball-Paixão e Glória-Sobre cadeirantes.
Uma mente brilhante - esquizofrenia
Melhor é impossível – obsessivo-compulsivo
Um estranho no ninho -
Garota interrompida -
Rain Man - autismo
Código para o inferno - autismo
Um dia de fúria
Spellbound – Quando fala o coração
Marnie – Confissões de uma ladra
Tempo de despertar
No limite do silêncio
Don Juan de Marco
Asas da liberdade
Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador
Mr.Jones – maníaco depressivo
Uma lição de amor
O diferente
A bela e a besta
Betty Love
A casa dos espíritos
Coisas que você pode dizer só de olhar para ela
Edward mãos de tesoura
O fabuloso mundo de Amélie Poulain
Maurice
Nell - fala
Tudo sobre minha mãe
Uma segunda chance
Bicho de sete cabeças - drogadição
Gênio indomável – superdotação intelectual
À primeira vista - visual
O homem elefante - física
Fantasma da ópera – física
O piano - auditiva
Meu pé esquerdo